Seminário Internacional de Informação para a Saúde recebe submissões de trabalhos

Conforme noticiamos há alguns dias, este ano, Fortaleza deve receber mais uma edição do Seminário Internacional de Informação para a Saúde (Sinforgeds). O evento acontece de 19 a 22 de junho no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

As inscrições vão até o dia 31 de março, mas o prazo para submissão de trabalhos fica aberto só até o dia 10 de fevereiro. São aceitos artigos completos e resumos expandidos em um dos quatro eixos temáticos:

a) Regime de informação e protagonismo na saúde coletiva: trata dos aspectos teóricos e práticos do regime de informação enquanto ferramenta que evidencia as relações informação-poder, mediadas pelas tecnologias digitais e ubíquas, na perspectiva da circulação, dinamização e transversalidade específica contemplando as dimensões da saúde, simbólicas, culturais, ambientais, politica, educativa e econômica, bem como aspectos no protagonismo informacional na prevenção a saúde.

b) Representação, organização, terminologia e mediação da informação para a saúde: aborda reflexões teórico-práticas relativas à representação, organização, terminologia e o papel da mediação da informação na perspectiva do acesso e uso da informação no contexto da promoção saúde, bem como modelos de representação com uso de ferramentas digitais: ontologia, taxonomias, mapas conceituais, construção de vocabulários e tesauros.

c) Saúde baseada em evidência, mineração de dados e preservação digital em prontuários do paciente: apresenta reflexões relativas ao papel da informação e das tecnologias para a saúde baseada em evidência, em uma perspectiva de avançar as pesquisas relativas às ações de cuidados dos pacientes e a pesquisa científica.

d) Tecnologias digitais e educação em saúde: situa aspectos, teóricos e metodológicos relativos à contribuição das tecnologias digitais para o empoderamento na educação em saúde, visando à melhoria do ensino, da pesquisa e das ações de cuidados com o paciente.

Mais informações no link de submissões de trabalho, no qual constam as regras e templates. CLIQUE AQUI.

Sobre o evento

O Sinforgeds é uma realização da UFC, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do Departamento de Ciências da Informação (DCINF), do Centro de Humanidades (CH) e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da Faculdade de Medicina da UFC.

O evento tem como público-alvo professores, pesquisadores, gestores de organizações de saúde, profissionais e estudantes das áreas de Ciência da Informação, Ciências da Saúde, Biblioteconomia, Arquivologia, Computação, Administração, Antropologia, Letras, Linguística, História, Contabilidade, Tecnologias Digitais de Informação, Sociologia, Comunicação e demais interessados nessas temáticas.