Menu fechado
Baskılı poşet1xbettop-casino.bizhipas.inforestbet girişwiibet.commariogame.netanadolu casinoHavaalanı transfersiber güvenlik

APRESENTAÇÃO

Evento online organizado pelos membros da Liga de Saúde Digital, um projeto de extensão do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – NUTEDS/FAMED/UFC. A jornada acontecerá entre os dias 18 e 20 de novembro de 2021 e tem o intuito de fomentar o debate sobre Saúde Digital, tanto na no âmbito do ensino quanto na oferta de serviços em saúde, utilizando ferramentas tecnológicas para sua realização, na perspectiva da convergência de conhecimentos e habilidades multi, intra e interdisciplinares.

INSCRIÇÕES – As inscrições são realizadas pela plataforma Sympla (2ª JORNADA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIGITAL – JAESD – Sympla) de maneira gratuita. O evento receberá submissões de trabalhos pelo e-mail jaesd@nuteds.ufc.br até o dia 10 de novembro de 2021. Certificado de 30 horas (verificar condições no link supracitado).

O evento tem por objetivo aproximar a comunidade acadêmica das diversas possibilidades de atuação da Saúde Digital, viabilizadas e potencializadas pelo uso das tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações. Visando despertar discussões e aprendizados que auxiliem profissionais e estudantes a entenderem os novos caminhos da educação em saúde, com visão crítica e atitude reflexiva que despertem e facilitem a aquisição de senso ético frente à transformação digital em curso na área da saúde.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Todos os trabalhos são na modalidade resumo, no qual, os temas apresentados deverão ser relacionados as seguintes áreas temáticas:

  • Comunicação em saúde e uso das mídias sociais: aspectos técnicos e éticos.

  • Educação, Tecnologia e Saúde Digital

  • Experiências Inovadoras em Educação a Distância (EaD) online na área da saúde

  • Inovação e empreendedorismo em Saúde Digital

  • Inteligência Artificial e suas aplicações na área da saúde

  • Letramentos (informacional, digital, midiático e visual) e exercício profissional na área da saúde

  • Neurociência da aprendizagem e educação

  • Pesquisa em educação médica e em saúde no contexto das TDIC

  • Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e Registro Eletrônico do Paciente (RES)

  • Saúde Digital em tempos de pandemia

  • Segurança da Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados

  • Sistemas de Informação em Saúde

  • Sistemas de Apoio à Decisão

  • Bioética Digital

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

  • Os resumos de trabalhos enviados a JAESD devem estar em formato DOC (word) ou RTF e escritos em português

  • O título do resumo deve estar centralizado; somente com a primeira letra em maiúsculo, em negrito, com fonte Times New Roman, tamanho 14.

  • Inserir espaço simples de uma linha após o título e colocar as informações de autoria nas linhas seguintes, alinhado à direita, com fonte Times New Roman, tamanho 12.

  • Podem ser submetidos até 2 resumos por autor.

  • Cada trabalho submetido deverá ter até 5 autores.

  • O nome completo do(s) autor(es) deve acompanhar número sobrescrito (¹) sobre o último sobrenome. Ex: Maria Rosarina Alves¹, com indicação do e-mail no rodapé, em tamanho 10.

  • É necessário inseri após o(s) nome(s) completo(s), a instituição de origem do(s) participante(s), por extenso. Ex: Universidade Federal do Ceará e em seguida deve-se dar um espaço simples para iniciar o texto do resumo.

  • O resumo deve conter entre 500 e 800 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado com espaçamento simples (1,0), com apenas um parágrafo. Ver template abaixo.

  • Os seguintes itens devem ser contemplados no resumo: Introdução, justificativa, objetivos do trabalho, metodologia, e, por fim, discussão com resultados parciais ou finais. 

  • Devido a categoria ser resumo não pode conter: gráficos, imagens, tabelas, divisões em tópicos. 

  • Devem vir em itálico os títulos de obras e palavras/termos de origem estrangeira. 

  • Deve-se indicar de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto final. Ex: Saúde digital. Educação. Redes sociais.

  • Os resumos deve ser enviados para o e-mail jaesd@nuteds.ufc.br até o dia 10 de novembro de 2021. O resultado da avaliação será informado pelo referido e-mail.

MODELO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

Modelo para Submissão

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (para trabalhos aprovados)

Modelo de Apresentação 

Orientações para os autores:

>> cada autor de resumo submetido e aprovado na JAESD terá 10min para realizar a apresentação.

>> (em breve) para conferir a programação com a relação de apresentações.

>> Os trabalhos serão organizados em sessões diferentes. Cada sessão contará com no máximo cinco apresentações, acompanhadas por um avaliador e por um membro da organização do evento.

MELHORES TRABALHOS

Serão premiados os 10 melhores trabalhos para serem submetidos como número especial na Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE) na modalidade artigo. Isso ocorrerá apenas após a avaliação de todos os resumos enviados. Como parte do processo de submissão dos artigos, os autores devem seguir em conformidade com as regras de submissão da revista, listados a seguir. As submissões dos artigos que não estiverem de acordo com as normas não serão aceitas.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • O manuscrito está sendo submetido no template indicado pela jornada.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O corpo do texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 11-pontos (Fonte: Roboto); as figuras e tabelas estão inseridas no texto ou no final do documento na forma de anexos (preferencialmente nos anexos quando grandes).

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na página Sobre a Revista (Menu superior > Sobre).

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • O cadastro no ORCID foi realizado e devidamente informado nos metadados de perfil do(s) autor(es) no sistema da revista. Lembramos que a RESDITE exige que os autores tenham número de identificação ORCID. O cadastro é gratuito e pesquisadores de todo o mundo podem realizar.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS NA JAESD

As normas editoriais serão de acordo com a RESDITE, revista no qual os trabalhos serão submetidos até o dia 28 de dezembro de 2021

Os resumos enviados para a II Jornada Acadêmica de Educação em Saúde Digital serão avaliados e selecionados pela comissão organizadora e dois eventos, e então poderão seguir para publicação na Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE) no formato de artigos.

Os autores cujos trabalhos forem selecionados terão prazo de 30 dias para envio do artigo completo, o qual deverá seguir as normas de publicação da revista.

1- A Revista adota como normas os padrões internacionais, seguidos e recomendados pelo International Committee of Medical Journal Editor – ICMJE.

2 – Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria ou de instituição de origem. A submissão de trabalhos deve ser feita no site do NUTEDS (criar aba no site que direcione para o envio dos trabalhos).

3- O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário do periódico, a sequência de títulos de artigos obedecerá à ordem alfabética dos títulos dos trabalhos.

4- Os autores devem ler atentamente nossa Política de autoria antes de submeter trabalhos.

5- Os originais serão publicados em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Só serão aceitos para publicação trabalhos inéditos e estes não deverão ter sido enviados simultaneamente para publicação em outro periódico.

6- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa do Comitê Editorial da Revista.

7- No caso de trabalhos realizados com apoio ou financiamento de agências financiadoras ou empresas, estas devem ser devidamente mencionadas em cada trabalho. Conferir as diretrizes sobre conflito de interesse em nossa Política de ética em pesquisa e plágio.

7.1- Lembramos que trabalhos envolvendo pesquisas com seres humanos e animais devem indicar o número do protocolo de aprovação pelo Conselho de Ética da instituição onde a pesquisa foi realizada. Conferir as diretrizes sobre conflito de interesse em nossa Política de ética em pesquisa e plágio.

SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DO EVENTO (JAESD)

O participante poderá receber três tipos de certificado neste evento: certificado pela participação nas palestras individuais; certificado pela participação no evento como um todo, desde que atenda a presença mínima de 70% nas palestras individuais; e por último o certificado pela apresentação de trabalho no evento. Serão emitidos certificados para todos os palestrantes presentes no evento. Haverá ainda um certificado para aqueles que participem da organização do evento.

Certificado de participação no evento

Para obter esse certificado será necessário no mínimo 70% de participação nas palestras do evento e para isso é necessário além da inscrição no evento inserir nos comentários de cada vídeo das palestras no Youtube seu nome completo sem abreviações.
Obs: Será disponibilizado um link do formulário de presença nos comentário de cada palestra, no qual, será realizada automaticamente o check in dos participantes. A emissão do certificado poderá ser realizada pelo próprio participante na plataforma Sympla.

Certificado de apresentação de trabalho

O participante autor receberá um e-mail em resposta ao resumo enviado com o certificado único no qual o mesmo fica responsável por enviar o certificado aos outros autores.

Certificado de participação no evento

Para obter esse certificado será necessário assistir no mínimo 3 (três) palestras do evento. Lembrando que é necessário a cada palestra ser preenchido um formulário de presença disponibilizado nos rodapés de cada vídeo.

Obs.: Caso o participante não faça preencha o formulário de presença, não será contabilizada a participação.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

18.11.2021

MANHÃ

08:30 abertura – Link – https://youtu.be/_e2zsXLrDu8

Participação especial

Luiz Roberto de Oliveira – Coordenador da Liga de Saúde Digital

09:00 Palestra

Título: Saúde Digital em tempos de pandemia

Palestrante: Andréa Taborda

Link de acesso: (em breve)

10:00 Apresentação de trabalhos

11:00 Apresentação de trabalhos

Link de acesso: (sala 01) – https://meet.google.com/yik-hwdv-sxk

TARDE

15:00 Apresentação de trabalhos

Link de acesso: (sala 02) – https://meet.google.com/zwm-fkna-jgk

16:00 Palestra

Título: Escapando das FAKE NEWS em saúde na era da transmissão massiva de informação

Palestrante: Carolina Colombeli

Link de acesso: https://youtu.be/_e2zsXLrDu8

19.11.2021

MANHÃ

09:00 Palestra

Título: Inovação e empreendedorismo em Saúde Digital

Palestrante: Pedro Wlassak

Link de acesso https://youtu.be/4-wFVf0jMzs

TARDE

15:00 Apresentação de trabalhos

Link de acesso: (sala 02) – https://meet.google.com/zwm-fkna-jgk

20.11.2021

MANHÃ

09:00 Palestra

Título: Saúde mental on-line e off-line?

Palestrante: Igor Gomes

Link de acesso: https://youtu.be/Hne4Z5DAkKE

10:00 Premiação/encerramento