Abertas inscrições para 3ª oferta do curso de Capacitação para a aplicação do instrumento WHODAS 2.0

Estão abertas as inscrições para o a terceira oferta do curso Capacitação para a aplicação do instrumento WHODAS 2.0. O curso é fruto de uma parceria entre o NUTEDS, o Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará e o Programa Telessaúde Brasil Redes.

A capacitação é destinada para qualquer pesquisador, estudante ou profissional clínico que pretenda fazer uso do instrumento WHODAS 2.0 (World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0), abrangendo cursos como Fisioterapia, Terapia ocupacional, Fonoaudiologia, Enfermagem e Medicina.

Com a primeira turma aberta em 2018, o curso tem curta duração, é gratuito e conta com certificado de 40h. As inscrições para esta oferta ficam abertas até o dia 15 de abril. 100 vagas estão disponíveis. O curso inicia no mesmo dia, totalmente a distância, e deve ser finalizado até o final do mês. Todos os inscritos devem receber os dados de acesso ao curso até a data de início.

CLIQUE AQUI para se inscrever

Sobre o WHODAS 2.0

O WHODAS 2.0 é um instrumento genérico de avaliação, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para fornecer um método padronizado de mensuração da saúde e deficiência de forma transcultural. Este instrumento ancora o arcabouço teórico-conceitual da CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – abordando a condição de saúde do indivíduo na perspectiva do modelo biopsicossocial, em que deficiência e funcionalidade são resultados de interações entre condições de saúde (doenças, desordens e lesões) e fatores contextuais.

O curso não é exigência para a aplicação do instrumento WHODAS 2.0. A OMS encoraja fortemente que o manual do instrumento WHODAS 2.0 (http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/43974/19/9788562599514_por.pdf) traduzido e validado para o português do Brasil seja consultado pelos que desejarem aplicar o instrumento. Assim, o material que ancora as 10 vídeo-aulas deste curso é extraído deste manual, sendo que o real objetivo da apresentação deste conteúdo numa plataforma digital é ofertar ao usuário do WHODAS uma ferramenta facilitadora para o conhecimento do instrumento.