Conheça o canal NUTEDS/UFC no YouTube

Imagine uma plataforma capaz de apoiar ações de educação continuada e permanente para diversos setores da saúde. Tudo disponibilizado online e gratuito. Essa é a proposta do Canal NUTEDS/UFC no Youtube. A ideia é criar um espaço onde profissionais e estudantes da área possam ter acesso facilitado à informação, garantindo a atualização contínua sobre diferentes temas.

O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS), instituição que atua desde 2009 com ações voltadas para a capacitação profissional na saúde. O Núcleo mantém parcerias importantes com órgãos de alcance nacional, como a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), o Programa Telessaúde Brasil Redes e a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Parte dos videos produzidos e disponibilizados são feitos com foco nas atividades de capacitação desenvolvidas pelo NUTEDS em parceria com tais instituições.

Segundo o Coordenador geral do Núcleo, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, o canal  representa uma alternativa para o profissional de saúde se capacitar, se atualizar e obter mais conhecimentos que irão agregar valor em seu ambiente de trabalho, na medida em que a ferramenta serve como apoio nos processos de ensino e aprendizagem no meio digital. “disseminar informação na área da saúde é necessário, tendo em vista que a todo o momento surgem novas teorias, doenças, tratamentos e estes devem ser compartilhados de forma coletiva”. Assim, o projeto caminha, aos poucos, para se consolidar como um dos pioneiros nesta área no país.

Gravação da webconferência “Quando simples inovações tecnológicas podem mudar o futuro da cirurgia”, ministrada pelo prof. João Flávio Nogueira.

Conteúdo do canal – São mais de 100 webaulas disponíveis. Os vídeos geralmente têm curta duração (a maioria entre entre 10min e 20min), otimizando o tempo de quem assiste. Os temas são bem variados (câncer de mama, saúde do homem, dengue, riscos de automedicação…), abrangendo áreas distintas de interesse para quem atua, estuda ou pesquisa na área da saúde.

Além das webaulas, há as gravações do ciclo de webconferências, palestras realizado pelo NUTEDS mensalmente e transmitidas online para todo o Brasil. Também ficam disponíveis as gravações do Grupo de Interesse Especial em Educação em Informática Biomédica, projeto pioneiro no Brasil realizado pelo NUTEDS e pela Rede RUTE. Esses são um pouco mais longos, devido a natureza das discussões.

O canal comporta ainda reportagens feitas sobre o NUTEDS, além de pequenos documentários sobre temas específicos. Um exemplo é o curta “Drogas esse barato sai caro“, que também acaba funcionando como uma série de webaulas.