Imagem de Suporte medicina
Fórum Provab - Enfermeiro
por Suporte medicina - quinta, 11 outubro 2012, 10:50

Imagem de Keitiane Amorim De Souza  Turma 04
Re: Fórum Provab - Enfermeiro
por Keitiane Amorim De Souza Turma 04 - quarta, 24 outubro 2012, 11:07

O PROVAB é uma oportunidade valiosa, especialmente para aqueles profissionais que acabaram de se formar.
Imagem de Ricardo Alexsandro Falcao De Oliveira  Turma 06
por Ricardo Alexsandro Falcao De Oliveira Turma 06 - quinta, 25 outubro 2012, 19:47

O PROVAB é uma oportunidade valiosa, especialmente para aqueles profissionais que são recém-formados. Portanto, os profissionais estão tendo a grande chance em ter acesso ao Curso de Especialização, Pesquisa e Inovação em Saúde da Família que é de grande importância curricular.

Imagem de Antonia Taciana Ribeiro De Lima  Turma 01
por Antonia Taciana Ribeiro De Lima Turma 01 - quarta, 24 outubro 2012, 20:46

O provab é um programa muito valioso tanto para mim como para a populacao pois atraves dele esta dando oportunidades ha tantos recem-formados desempregados e também ainda ter em maos uma especializacao que muitos almeja,pois esta sendo muito gratificante
Imagem de Zulmira De Oliveira Castro  Turma 07
por Zulmira De Oliveira Castro Turma 07 - quarta, 24 outubro 2012, 21:53

O PROVAB esta sendo uma oportunidade única para os profissionais recém formados. Estou muito feliz em esta fazendo parte desse programa apesar de algumas coisas negativas como a falta de fiscalização e as vezes de orientação.
eu
por Naiara Rodrigues De Araujo Turma 05 - quinta, 25 outubro 2012, 13:11

O PROVAB na verdade é uma grande vitória da população brasileira, e um avanço na saúde do país, além de ser uma oportunidade única para nós, que somos profissionais recém formados, tendo a oportunidade de desenvolver nossa prática no nível mais carente que é a atenção básica!!!!Estou muito feliz por fazer parte desse AVANÇO SOCIAL!
Imagem de Antonia Lívia Rodrigues Sousa  Turma 01
por Antonia Lívia Rodrigues Sousa Turma 01 - quinta, 25 outubro 2012, 16:13

O PROVAB é um avanço na saúde, onde ao mesmo tempo em que dá oportunidade ao recém formado, também contribui para a melhoria da saúde na atenção básica, principalmente dos mais desfavorecidos. Além disso, os profissionais têm a grande chance em ter acesso ao Curso de Especialização, Pesquisa e Inovação em Saúde da Família que é magnífico. 
Assim como projetos iniciantes, o PROVAB  também precisa melhorar em alguns pontos, como por exemplo na supervisão (que ainda não existiu no meu município) e orientações. 
Imagem de Priscila Nadine Dias Santana  Turma 06
por Priscila Nadine Dias Santana Turma 06 - quinta, 25 outubro 2012, 19:46

Para minha vida profissional caiu como uma luva, uma vez que nossa classe passa por momentos de crise aqui em meu estado, no que se diz respeito às vagas de emprego, que são cada vez mais massacrantes com a quantidade de profissionais lançados ao mercado de trabalho. Ressaltando ainda, a importância de estar fazendo uma especialização em algo que é tão nosso, da enfermagem.

Imagem de Nuno Damácio de Carvalho Félix  Turma 06
por Nuno Damácio de Carvalho Félix Turma 06 - quinta, 25 outubro 2012, 20:38

Comentário super pertinente. Todos nós enfermeiros somos e devemos sempre buscar melhorias na saúde pública brasileira. O PROVAB na comunidade na qual atuo tem refletido em resultados que estão sendo satisfatórios e que eu relatarei no Congresso Internacional em Teresina - Piauí (a minha terra amada, rsrs).

E o melhor, os participantes do PROVAB não pagam absolutamente nada para participar do congresso. É uma oportunidade muito boa para compartilharmos as nossas vivências e poder buscar avanços para a nossa categoria. Já pensou se nesse encontro eles renovem as nossas bolsas por mais um ano. Imagina, seria um sonho? Sim, mas sonhos não são impossíveis. Vamos lá pessoal!

Imagem de Josiel Sá Turma 04
por Josiel Sá Turma 04 - sexta, 26 outubro 2012, 14:01

Nuno, seria um sonho mesmo cara se renovassem as bolsas por mais um ano, falo isso porque também acredito que esse programa pode realmente fazer diferença e mudar um pouco a realidade da saúde no nosso país. Seria um grande avanço se isso realmente for possível.
Imagem de Eliane de Sousa Porfírio Mesquita Turma 02
por Eliane de Sousa Porfírio Mesquita Turma 02 - sexta, 26 outubro 2012, 19:02

Nuno e demais colegas, seria muito bom que o PROVAB, não apenas fosse renovado por mais um ano e sim se tornasse efetivo, pois percebemos que com a implantação desse programa  a saúde já deu um pequeno avanço para uma melhora, é claro que não muito, pois as mudanças acontecem aos poucos, e o bom é que fazemos parte desse avanço.
E também seria uma oportunidade de ficarmos com um emprego garantido afinal, lutamos muito para que o PROVAB desse certo e estamos vendo resultados positivos.
Sabemos da dificuldade para conseguir um emprego e dentre tantos fomos selecionados para o PROVAB, onde insistimos, lutamos, acreditamos e estamos aí, enfrentando dificuldades mais tentado fazer a diferença, promovendo saúde de melhor qualidade.
 "SONHAR NÃO É PROIBIDO VAI QUE MUITOS TEM ESSE MESMO SONHO E ESSA CORRENTE DE PENSAMENTOS POSITIVOS SE TORNA REALIDADE".
APCO
por Ana Paula Carvalho De Oliveira Turma 01 - sábado, 27 outubro 2012, 13:52

Boa Tarde Eliane,parabens pela coragem em expor o desejo de muitos q seria a efetivaçao do PROVAB,alguns podem ate relatar sobre o nao profissionalismo q ha na area da saude.Agora é nossa vez em afirmar o amor e trabalho continuo em funçao da melhoria dessa classe ainda julgada por erros humanos...Creio q irei ler e ouvir muito sobre os enfermeiros do PROVAB,sobre a dedicaçao e honra da nossa classe.SOMOS NÓS OS RESPONSAVÉIS PELA MELHORIA.Contem comigo e há muito a ser feito,comecemos...posso contar com vcs?Fiquem na paz e ate breve.
Imagem de Shirley Bezerra Franklin  Turma 06
por Shirley Bezerra Franklin Turma 06 - sexta, 26 outubro 2012, 21:15

Oi Nuno como vai? o município paga as inscrições do seu congresso? Abraços
Imagem de Nuno Damácio de Carvalho Félix  Turma 06
por Nuno Damácio de Carvalho Félix Turma 06 - domingo, 28 outubro 2012, 20:43

Oi Shirley. Todos os participantes do PROVAB que inscreverem nesse congresso estão isentos da taxa de inscrição do mesmo e de uma das oficinas. Não é o município que paga não, trata-se de uma parceria do PROVAB com a organização do congresso. Observe as instruções no site e vamos participar. Abraços.
Imagem de Josiel Sá Turma 04
por Josiel Sá Turma 04 - sexta, 26 outubro 2012, 13:57

Eu costume dizer aos meus colegas de profissão que o PROVAB foi a melhor oportunidade que me apareceu. Tinha acabado de sair da graduação, sem nenhuma experiência profissional e principalmente sem expectativa de emprego. Felizmente apareceu esse programa inovador e que está beneficiando inúmeros profissionais em todo o nosso país, não só com uma oportunidade de emprego como também no oferecimento de uma especialização, tão almejada por nós profissionais. 
Imagem de Ricardo Alexsandro Falcao De Oliveira  Turma 06
por Ricardo Alexsandro Falcao De Oliveira Turma 06 - sexta, 26 outubro 2012, 20:45

Muito bem Eliane, o PROVAB está sendo visto com bom olhos pela população,estamos mesmo fazendo um belo trabalho,sabemos das dificuldades enfrentada pelo nosso povo e eles estão muito grato com nosso desempenho e isso nos deixa realizados em nossa profissão.Portanto, vamos fortalecer essa corrente em busca de nossa efetivação.

Imagem de Shirley Bezerra Franklin  Turma 06
por Shirley Bezerra Franklin Turma 06 - sexta, 26 outubro 2012, 21:12

O sucesso do programa está diretamente ligado à coerência profissional da gestão do município e ao bom desempenho do bolsista. É com satisfação que relato que em Pacajus até agora, a equipe PROVAB tem conseguido realizar as atividades propostas pela Saúde da Família, principalmente no que diz respeito à promoção e prevenção de saúde e na tentativa constante de tornar possível um SUS mais humanizado.
Imagem de Jose Augusto Barbosa Barros  Turma 03
por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - sábado, 27 outubro 2012, 08:36

O PROVAB é um momento ímpar, principalmente na temática da educação em saúde, para os profissionais que estão tendo a oportunidade de acesso a formação e especialização. Oportunizar essa condição aos profissionais iniciantes em suas carreiras profissionais e àqueles que necessitam atualizar suas formações foi uma grande ideia por parte da administração federal, como forma de inserção dos profissionais ao mercado de trabalho.  PARABÉNS pela iniciativa.
Imagem de Denize Feitosa Nunes Turma 02
por Denize Feitosa Nunes Turma 02 - sábado, 27 outubro 2012, 21:19

No último encontro presencial, depois de alguns depoimentos, outras apontaram que vivenciavam realidades semelhantes as que eu e minhas colegas provabianas vivenciamos no município no qual estamos alocadas. 

Antes de mais nada, devo ressaltar que o PROVAB assim como outros programas são muito lindos na teorias e seria ótimo se fosse seguido à risca. Muitas clausulas dos vários  editais lançados relacionados ao PROVAB, não são totalmente ou verdadeiramente atendidas. Vale reconhecer que o "meu município" oferece o que a maioria não oferece, transporte (ônibus diariamente para ida e volta de Fortaleza à Ocara), alimentação (almoço), e se preciso, há uma casa de apoio. É um município que realmente trabalha pela saúde, que procura oferecer qualidade  para atuação profissional, o que é oferecido a contratados e concursados, também se estende a nós, provabianas.

Inicialmente, pelo menos no primeiro mês e meio, ficamos sobre supervisão dos profissionais das unidades para nos adaptarmos a rotina de trabalho do município. Depois, em consenso conosco, entendemos que somos profissionais, e que teríamos capacidade e competência para atuar sem uma "babá em tempo integral", foi enfatizado pela gestão que eles não estavam ganhando nada proveniente do Ministério da Saúde que pudesse servir de incentivo para nos acolher no município, que eles o fazia por que "acreditam que temos grande potencial para contribuir com o município, e queriam usufruir desse potencial"... então foi aí que nossa rotina mudou, começamos a substituir, cobrir licenças, folgas, férias e faltas... assumindo as escuras a demanda da unidade sem autonomia o suficiente para coordenar a equipe, só mesmo para fazer o que tem agendado no cronograma e pronto. Eu aproveitei muito para colocar o que eu sabia da teoria em prática, já que não tinha experiência profissional na área, tenho sorte porque encontre UMA profissional disposta a compartilhar seu conhecimento, sem egoísmo e com muita humildade e solidariedade.

Com o fim do prazo do PSE iminente, fomos convocadas para uma "força tarefa"... pra este fim, fomos convidas para uma capacitação em Teste de Snellen... a gente se desdobra para realizar o PSE em escolas de várias localidades, concomitante a nossa operação tapa buracos. Enquanto os outros profissionais participam de outras capacitações (os mesmos que são responsáveis pelo PSE), a gente preenche as lacunas,  realiza testes e avaliações... Não acho ruim ser útil, contribuir para o alcance de alguma meta, mas acharia muito interessante também participar das tais capacitações (por sinal muito interessantes).

Outro detalhe, importantíssimo por sinal, é a nossa insegurança e instabilidade, opinião compartilhada por nós provabianas. Em um determinado momento deram bastante ênfase que o município nos acolheu sem nenhum incentivo ministerial e que seria muito simples desligar o provab/provabianas do município... e o que a gente fazia com entusiasmo se esfriou...

E ATÉ AGORA NADA DE SUPERVISOR, PRA DIZER QUAIS NOSSAS OBRIGAÇÕES, SE TEMOS DIREITOS, QUAIS?... JÁ QUE TAMBÉM NÃO FOI FEITO NENHUM TERMO DE COMPROMISSO (CONSIDERADO DESNECESSÁRIO E OPTATIVO).

Admiro muito e até sinto uma pontinha de inveja de quem está 100% satisfeito com o programa de "valorização" do profissional da atenção básica... espero que o PROVAB continue, que se aprimore e se adeque ainda mais as nossas necessidades...

Então é isso...

Atenciosamente,
Imagem de Monize de Freitas Neuron Turma 08
por Monize de Freitas Neuron Turma 08 - domingo, 28 outubro 2012, 18:27

A colega Denize Parabéns pelas tão belas palavras expostas no seu comentário, concordo plenamente com tudo que você falou, e acredito que precisamos ser mais valorizados para que o programa realmente faça jus ao seu nome.
Como o fórum é para expormos nossas opiniões e experiências adquiridas e vividas até o momento com o PROVAB, não posso deixar de dar minha opinião.
Inicialmente gostaria de dizer que o PROVAB tem sido um programa sem igual na minha Vida e na minha carreira, tenho tido oportunidades incríveis de me aperfeiçoar, de aprender sobre saúde da família, sem contar a chance maravilhosa de poder me especializar na área. Sem dúvida o PROVAB tem contribuído muito comigo e com todos os demais colegas recém-formados.
Destaco também o papel dos gestores de cada município, que atenciosamente nos ofertaram as vagas e estão sempre bem dispostos a nos auxiliar de alguma forma.Eles tem sido bem importantes durante esses momentos. 
È bem verdade que algumas coisas ainda precisam melhorar bastante. Como a fiscalização, o meu município até o presente momento não recebeu nenhum fiscal, e acabamos sem obter grandes informações. Seria extremamente importante que houvesse alguém que nos visitasse em algum momento e deixasse claro as nossas funções, obrigações e a tudo que temos direito, bem como tudo que podemos fazer dento da unidade.
Mais mesmo diante de todas as imperfeições que realmente existe no PROVAB, ele não deixa de ter sua imensa importância no nosso aperfeiçoamento como profissional de saúde e isso é o mais importante.
O que adquirimos de conhecimento e experiência com esses quase 6 meses de programa é de fato impressionante, eu agradeço muito a toda a equipe responsável e ao Ministério da Saúde por essa oportunidade tão maravilhosa e espero que diante de todas as opiniões expostas aqui as melhorias aconteçam e possamos ter a chance de continuar por mais um ano aprimorando nossos conhecimentos para melhorar ainda mais a saúde pública de nosso País, estado e município.
Imagem de Mara Samia Felix Lopes  Turma 05
por Mara Samia Felix Lopes Turma 05 - terça, 6 novembro 2012, 19:18

Vejo que há uma semelhança muito grande em relação a nossa atuação no PROVAB amiga Denise. 
De inicio, comecei sendo acompanhado por outra enfermeira da primeira unidade em que atuei, mas logo em seguida a mesma entrou de férias e então, nesse período comandei a unidade enquanto ela estava de férias, já que sabia como funcionava a rotina da unidade. Depois quando essa enfermeira retornou das suas férias, fui remanejada para outra unidade, que por sua vez, foi para cobrir outro enfermeiro que estava de licença. Mas desde de então, me encontro nessa unidade, pois graças a Deus, me identifiquei muito com a equipe de lá e também pela população. Principalmente por ser uma unidade que fica em um distrito a mais ou menos 70 km da cidade, e lá, encontra-se uma população muito grande, e consequentemente a demanda na unidade também é grande. 
Apesar das falhas do PROVAB, estou vivendo novos desafios e grandes experiencias por estar atuando neste programa.
Sinceramente espero que o PROVAB vá em frente,por estar oferecendo oportunidades para esses profissionais, principalmente os recém-formados, como EU. Fico feliz também, pela oportunidade de poder oferecer uma especialização para nós.

Realmente Denise, sinto falta desse tal SUPERVISOR.

É isso ai gente...

Abraços a todos!!!
foto3x4
por Isibelly Nyara Rabelo De Oliveira Turma 03 - domingo, 28 outubro 2012, 20:24

Boa Noite!
Gostaria de contar meu caso nesse fórum, com o intuito de entender o que de fato aconteceu, e assim solucionar, pois, me sinto muito prejudicada!

Inicialmente meu nome estava selecionado para Morada-Nova CE, num segundo momento me lotaram em Quixeré-CE,sendo que sou natural de Morada-Nova, e até onde me consta um dos pré-requisitos era ser da cidade de origem!
Fui para Quixeré, me apresentei,e comecei as atividades no PSF, por lá, me deslocando cerca de 50km!
Coincidência ou não ,na semana que a Prefeitura tinha que nos informarmos para o PROVAB,simplesmente a Coordenadora da atenção básica do município em questão, me chamou, e disse que das 4 Enfermeiras selecionadas, a única que não iriam precisar, seria eu!Alegando-me,que o posto já funcionava muito bem com a equipe que tinha, uma tremenda contradição, já que ela no primeiro momento que recebeu-nos falou que os locais mapeados por ela para nós ficarmos, eram territórios descobertos, que seriam necessários os trabalhos por nós, do PROVAB!
Agora, porque nao me lotaram,até hoje estou sem saber!
Recebi por 1 mês a bolsa, e nada mais, e me sinto prejudicada, pois, não vejo motivos plausíveis de ser deixada de fora, e preciso realmente da bolsa, das 36h, de trabalho!
Não satisfeita, fiz contato com a Prefeitura de Morada-Nova, e o senhor Secretário de saúde, atendeu-me e falou que poderia até me contratar para lá, desde que vinhesse uma transferência formal do município de Quixeré, onde mais uma vez dificultaram, colocando que eu teria perdido os prazos, e ainda que o Ministério da Saúde estaria em greve, fato este que se verdade, eu estaria perdendo mais uma oportunidade, por conta unicamente deles:Quixeré-Ce!
Enfim, gostaria que vocês que fazem o PROVAB,solucionassem minha situação,deixando-me em Morada-Nova-CE,pois a bolsa é muito importante para mim, enquanto pessoa, mas ,principalmente enquanto profissional,pois, tenho certeza que posso contribuir com a população moradanovense, já que sou dessa cidade, e me sinto prejudicada ,e sem etender porque fui para Quixeré na lista que saiu por último,se todos que foram selecionados para Morada-Nova-CE, permaneceram nela de novo,algo que me leva a acreditar que existe algo, que não foi bem explicado por ninguém até agora!
Espero uma resposta, e a certeza de não perder a bolsa, e agradecendo pelo curso de bastante qualidade que estou fazendo pela UFC-CE, mas, que gostaria muito de ter essa experiência das 36hs numa unidade básica de sáude, nem que para isso fosse preciso ser lotada em qualquer outro município!

Atenciosamente

Enfermeira: Isibelly Nyara Rabelo de Oliveira Coren:008007
Ilmara Barroso
por Maria Ilmara Barroso Peixoto Turma 05 - segunda, 29 outubro 2012, 12:16

Sou enfermeira atuante no municipio de Trairi, o PROVAB tem me ajudado bastante juntamente com a espeializacao de saude da familia! Pois ao mesmo tempo que esdtou estudando virtualmente estou tuando na pratica diaria do meu estagio na minha unidade de atencao primaria!
Entao o que o programa esta fazendo por nos trabalhadores da saude e de grande importancia, tenho muito orgulho de fazer parte desta primeira turma e espero que se prolongue o tempo de atuacao!
Ate mais,
Ilmara Barroso
Imagem de Jacqueline Batista Olimpio Celestino Oliveira  Turma 03
por Jacqueline Batista Olimpio Celestino Oliveira Turma 03 - segunda, 29 outubro 2012, 14:11

O PROVAB é um programa que permitiu a muitos profissionais, assim como eu, a inserção no mercado de trabalho, principalmente para a classe da enfermagem, visto que, passamos por um momento de crise, onde estão sendo formados profissionais em quantidade desproporcional a oferta de vagas, resultado, passamos por um processo de saturação, um verdadeiro “massacre” por uma vaga. Onde muitos recém-formados não têm expectativa alguma de emprego. Além de nos inserir no mercado de trabalho o PROVAB também nos beneficiou com uma oportunidade ímpar de nos qualificarmos, que é a especialização em saúde da família. Claro que como todo programa iniciante, o PROVAB também passa por algumas dificuldades, que acredito que ao longo do tempo serão solucionadas.

Ilmara Barroso
por Maria Ilmara Barroso Peixoto Turma 05 - segunda, 29 outubro 2012, 14:58

Concordo planamente com a sua colocacao Jaqueline Batista!
Com certeza tudo em processo de implantacao e um pouco caotico!
Imagem de Ana Cristina Ramos Da Silva  Turma 01
por Ana Cristina Ramos Da Silva Turma 01 - segunda, 29 outubro 2012, 15:14

O PROVAB e um programa inicial que tem ajudando muito a nos enfermeiros recém formados ou não a estar atuando na saúde básica juntamente com a especializacao em  saúde da família e nos inserir no mercado de trabalho.No município em que atuo vejo a importância de nos sermos colaboradores, pois uma vez na semana estamos atende a comunidades quilombolas onde pudemos aumentar o numero de atendimentos e acoes educativas realizadas por nos enfermeiras.Ate agora a unica problemática que vejo do program e em relação a supervisão que ainda não foi realizada.Sou muita grata em ter sido selecionada em meio a tantos para fazer parte dessa primeira turma e de estarmos fazendo a diferença nesses municípios  e como muitos outros espero que o programa seja estendido.

Abraços,
Ana Holanda.
por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - quinta, 31 janeiro 2013, 09:13

OI JACUELINE, BOM DIA !!

Quero saber se você autoriza o uso desse seu comentário no meu TCC - Usarei da ética e não divulgarei seu nome. ( PROVAB - eSTRATÉGIA PARA FIXAR PROFISSIONAIS EM ÁREAS DE DIFICIL ACESSO E PROVIMENTO DE PROFISSIONAIS)
Imagem de Hallissiany Kamila Fagundes Duarte Turma 07
por Hallissiany Kamila Fagundes Duarte Turma 07 - segunda, 29 outubro 2012, 20:10

Oi Provabianos, assim como todos vocês passei por todos os anceios desde seleção até a alocação em outro municipio. Moro no RN e fui selecionada primeiramente pra o municipio de Lagoa Nova tambem no RN, como era seria minha primeira oportunidade como enfermeira fui fazer meu registro no COREN/RN mas, nao fui contratada pelo municipio. Em seguida me relocaram para Icapuí municipio bem mais perto da minha cidade (graças a Deus) só que no Ceará, entao tive que me deslocar pra Limoeiro/CE para transferir meu registro ( que por sinal APENAS essa semana depois de varias ligaçoes minhas, tive a noticia que a carteira está pronta) para o Ceará. Ainda terei que ir novamente a Limoeiro pegar essa bendita. O municipio que atuo fica 61 km da minha cidade. Lá eles dispuseram uma casa (somente com 2 camas), almoço no hospital e.... só. Optei por ir e vir todos os dias pra casa pagando transporte (R$ 20,00/ por dia) pois sem condiçoes de ficar na casa sem nenhum beneficio. Fui bem recebida pelo coordenador da atençao básica e pela enfermeira da unidade que fui vinculada. Com apenas 3 dias de atuação a enfermeira tirou FÉRIAS e... eu fiquei com dois postos de saúde. Dois (UBS Barreiras e UBS João Perdido) porque um chamam de ponto de apoio mas tem 3 agentes de saude, uma grande demanda, produção e todos os programas que o outro posto tem, sem contar que os enfermeiros de lá são responsaveis por levar ao posto tods os insumos necessarios ao funcionamento do posto (desde material de limpeza até medicamentos).Tambem realizei teste de acuidade visual e verificação da pressão arterial em 700 alunos (Atividade do PSE), bem como agora no mes de outubro estou realizando 10 prevençoes por dia, na campanha do outubro rosa. Estou feliz pela oportunidade porém fico triste em saber da minha dedicação e total doação pra pouco tempo (apenas 1 ano) e pouca remuneração pra muito gasto. Sem contar com uma gravidez de 20 semanas, enjoos e falta de apetite pra comida do hospital. Não sei como ficará minha situação perante o PROVAB, pois meu parto está provavel para 12 de março.... e preciso mais ainda dessa bolsa. Outra questao me angustia são os encontros (aos sabados) e essas atividades da especialização, semanalmente e as quintas feiras, chego na qunta feira super cansada sem animo pra realizá-las. Desabafei....
Imagem de Mayara Monteiro Miranda  Turma 05
por Mayara Monteiro Miranda Turma 05 - segunda, 29 outubro 2012, 20:47

É com enorme satisfação que digo que sou bolsista do PROVAB, realmente veio para valorizar e somar.Porém o programa como todo e qualquer tipo de inovação tem sues viés, a serem reparados. Acredito que com a continuação do Programa outros profissionais que virão  terá melhor assistência, informações sobre suas reais funções, fiscalização, incentivo, dentre outros.Faço minhas as palavras do ilustríssimo Alexandre Padilha, quando mencionou em seu discurso que teríamos orgulho de disse que fizemos parte da primeira turma.Como muita certeza afirmo: que o programa proporcionou mudanças na vida de muitas pessoas profissionalmente; as que são recém formadas e as que faziam algum tempo de formada.O processo é lento teremos mais paciência, no entanto desejamos resultados positivos.
Imagem de Adriano De Lima  Turma 01
por Adriano De Lima Turma 01 - terça, 30 outubro 2012, 12:20

Certamente, o PROVAB está dando muitas oportunidadesaos profissionais recém-formados, os quais geralmente têm mais dificuldade para conseguir emprego. Além disto, participamos do CEPISF, que, além de não implicar em gastos para nós bolsistas, é um ótimo curso chancelado por uma das melhores universidades do Brasil.
Imagem de Marino Medeiros Martins  Turma 05
por Marino Medeiros Martins Turma 05 - terça, 30 outubro 2012, 13:51

Concordo com a opinião dos colegas. O PROVAB representa uma grande oportunidade para os profissionais recém-formados. Está realmente atingindo o objetivo de melhorar a qualdade do atendimento prestado, valorizando o trabalho de toda a equipe. Espero que o programa seja renovado próximo ano.
Imagem de Mary Betyjane Rodrigues Melo  Turma 05
por Mary Betyjane Rodrigues Melo Turma 05 - terça, 30 outubro 2012, 16:38

O PROVAB tem sido uma oportunidade principalmente para nós profissionais recém formados, além de nos inserir na equipe da Unidade Básica de Saúde realizando todas atividades, também nos da oportunidade de realizar Especialização em Saúde da Família e Comunidade, além de receber uma bolsa. No inicio houve algumas dificuldades em relação a contratação pelo município, porém quando o pagamento da bolsa passou a não ser mais de responsabilidade do município contratante, diminuíram as barreiras. Estou adorando essa nova experiência.
Imagem de Ticiane Costa do Amarante Turma 07
por Ticiane Costa do Amarante Turma 07 - terça, 30 outubro 2012, 18:46

O PROVAB tem sido uma experiência maravilhosa e muito enriquecedora para o meu crescimento profissional, sem deixar de mencionar que com a nossa ajuda nas unidades conseguimos realizar e desenvolver projetos que antes tinham suas dificuldades de implantação. Acredito que com este programa várias unidades e a comunidade em geral foram beneficiadas pelo nosso apoio e esforço. Muito gratificante poder contribuir para uma melhoria na atenção básica de nosso município.
Imagem de Isabelle Pessoa Gomes  Turma 03
por Isabelle Pessoa Gomes Turma 03 - terça, 30 outubro 2012, 20:06

Primeiramente tenho que concordar com todos os colegas, o provab foi uma oportunidade em tanto pra todos, principalmente para aqueles que como eu está sendo o primeiro emprego, só tenho a agradecer, vivia angustiada por ter me formado e não ter arranjado nenhum emprego, quando surgiu essa oportunidade que estou aproveitando da melhor forma,e dando o melhor de mim. Também concordo com a idéia de que essa bolsa poderia se tornar efetiva.
Imagem de Francisca Neila De Paula Silva  Turma 03
por Francisca Neila De Paula Silva Turma 03 - terça, 30 outubro 2012, 20:20

Concordo com os colegas quando ressaltam a importância do PROVAB.Para mim está sendo uma experiência única e valorosa e gostaria sim que fosse prolongado por mas um ano. 
Imagem de Suely Maciel Rocha Turma 07
por Suely Maciel Rocha Turma 07 - quarta, 31 outubro 2012, 13:40

Caros colegas de profissão, o que eu posso avaliar até o presente momento é que o PROVAB tornou-se uma porta aberta para os profissionais recém formados (assim como eu) que precisavam entrar no mercado de trabalho, e esses se sentiram úteis e nós temos muito a agradecer. Porém nossos direitos foram divididos entre uma oportunidade de especializar-se e ajudar os clientes dos males que os afligem, e dos sonhos de sermos contratados, o qual foi quebrado no momento que não houve o cumprimento do primeiro edital. E o pior é que que há desrespeito de alguns municípios (não se tratando do que atuo) não só com os profissionais do PROVAB, mais principalmente com quem mais sofre com esse desprezo: a própria população carente de melhorias na área da saúde. Sendo assim vamos acreditar que o Ministério vai reavaliar e traçar um meio para que sejamos contratados e para que futuramente possamos agradecer por um projeto que se tornou real e um exemplo para toda população brasileira... Afinal tudo que hoje é realidade, começou a partir de um sonho...
por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - quinta, 31 janeiro 2013, 09:07

OI SUELY, BOM DIA !

Quero saber se você autoriza o uso desse seu comentário no meu TCC - Usarei da ética e não divulgarei seu nome. ( PROVAB - eSTRATÉGIA PARA FIXAR PROFISSIONAIS EM ÁREAS DE DIFICIL ACESSO E PROVIMENTO DE PROFISSIONAIS)
Imagem de Suely Maciel Rocha Turma 07
por Suely Maciel Rocha Turma 07 - sexta, 1 fevereiro 2013, 10:17

Oi José Augusto, bom dia! Pode usar sim, só espero que você mostre a realidade que estamos vivendo, todas as dificuldades que estamos passando e não só a parte boa da história...
Imagem de Francelina Goncalves Bandeira  Turma 03
por Francelina Goncalves Bandeira Turma 03 - quarta, 31 outubro 2012, 15:09

O Programa de Valorização da atenção no qual sou integrante foi muito falho e continua sendo. No município que estou alocada a atenção básica é muito organizada em relação a assistencia, mas em relação a me receber e cumprir com o termo de compromisso igual determina o EDITAL N° 07, DE 26 DE ABRIL DE 2012 não foi cumprido o compromisso de certa forma estou insatisfeita a coordenadora da atenção básica do município não me alocou em nem uma estratégia de saúde da família como determina o programa, eu decide por mim mesma ir para uma unidade básica, apenas comuniquei ao secretario de saúde que me apoiou. . Em relação a coordenação do PROVAB até a presente data não apareceu nenhuma pessoa para fazer supervisão, gostaria que alguém se possível comparecesse ao município, já que a coordenadora da atenção insiste que eu fique ajudando ela na coordenação da epidemiologia. Muitas vezes me sinto angustiada, desvalorizada e como se tudo que estudei não tivesse valor algum, peço encarecidamente que venha alguém da equipe PROVAB no município, só assim será solucionado o problema.

Grata
Francelina Gonçalves Bandeira

Imagem de Raissa Olga Turma 06
por Raissa Olga Turma 06 - quarta, 31 outubro 2012, 21:43

Esse programa do PROVAB ta sendo uma maravilha para minha experiência profissional, mas provabianos a realidade de alguns é muitoo diferente de outros, imaginem ai que estão desativando o vículo de alguns profissionais pois os prefeitos perderam a eleição, acreditam?? Está acontecendo esse absurdo!!! Onde encontramos uma ajuda se isso acontecer conosco?? Não estamos respaldados com nada, quem é por nós quando não estamos exercendo a real proposta que o PROVAB trouxe de que seria atuar diretamente na atenção básica, alguns gestores parece que ainda não entenderam a maravilhosa intenção que seria um profissional bancado totalmente pelo o MS não tendo nenhum gasto com esse profissional. Essa luta será de muito tempo, e se não tiver alguém realmente por nós, nossa caminhada sempre haverá esses grandes obstáculos. Precisamos lutar para melhorar e MUITO nossa situação começendo pela a esfera MAIOR o MINISTÉRIO DA SAÚDE eles sim devem nos respaldar com o seu PODER e não deixar os municípios agirem dessa meneira com esses profissionais que estão querendo se comprometer com o seu profissionalismo, apesar dessa indignação espero que possa melhorar com o tempo, mas que seja rápido, que venha essa supervisão para nos orientar mas principalmente aos gestores que não estão trilhando o objetivo real do PROVAB. Realmente colegas a realidade é bem diferente de município para município...
por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - quinta, 31 janeiro 2013, 09:08

OI RAYSSA, BOM DIA !!

por Raissa Olga Turma 06 - quarta, 31 outubro 2012, 21:58

Para completar vou deixar o endereço da rede social dos Aprovados no PROVAB, lá podemos presenciar a relaidade de alguns provabianos no Brasil todo e assim ficarmos cientes que nem tudo são flores.
http://www.facebook.com/pages/Aprovados-Selecionados-para-o-Provab-2012/252144914866830?fref=ts

Espero que com esse forum a NUTEDS venha nos ajudar, como ja falei precisamos de alguém por NÓS......
Imagem de Jose Iran Oliveira Das Chagas Junior  Turma 04
por Jose Iran Oliveira Das Chagas Junior Turma 04 - quinta, 1 novembro 2012, 22:52

O PROVAB tem se mostrado como uma Ótima oportunidade para nós reconhecermos os desafios encontrados diariamente na Atenção Básica, pena que o Projeto é muito Lindo, mas falta ainda organização e definição do que realmente o integrante do PROVAB vai desenvolver dentro do Município.
Imagem de Livia De Andrade Gomes Feitosa  Turma 04
por Livia De Andrade Gomes Feitosa Turma 04 - quinta, 1 novembro 2012, 14:17

O PROVAB é de grande valor, mas tem grandes falhas que ainda precisam ser corrigidas!
Imagem de Lucilene Rodrigues Pereira  Turma 04
por Lucilene Rodrigues Pereira Turma 04 - sexta, 2 novembro 2012, 16:03

Concordo com os colegas, pois o PROVAB está sendo uma oportunidade grandiosa para nosso crescimento pessoal e profissional. Nos dando oportunidade de atuamos no mercado de trabalho e prestarmos nossos serviços a população que se beneficia bastante com este programa.

Imagem de Lia Ricarte De Menezes  Turma 04
por Lia Ricarte De Menezes Turma 04 - sexta, 2 novembro 2012, 17:48

Não nos restam dúvidas de que o PROVAB, realmente, é uma grande experiência para nós, principalmente, para quem, como eu, acabou de se formar e ainda não conseguiu ingressar no mercado de trabalho, porém existem muitas falhas. Para quem já se esqueceu: o quanto nós esperamos para atuar nos municípios, depois de muitas humilhações, reivindicações, ligações e emails, o quanto fomos desprezados! Até que o Ministério da Saúde para não andar pra trás com programa resolveu nos ofertar a bolsa e a especialização para que o município nos aceitasse, a primeira queixa é essa, depois veio o atraso se não me engano de 2 meses para o pagamento, mas até ai tudo bem porque agora pelo menos a questão do pagamento já se organizou saindo sempre nos primeiros dias de cada mês. Já atuando no município a meu ver os problemas são o próprio desconhecimento deles com relação ao programa e a nossa função que não esta tão clara, pelo menos em minha opinião, podemos substituir os profissionais de lá? Mesmo que no edital tenha que não às vezes somos um pouco ”pressionados’ e acabamos por aceitar... acredito que muita gente assim como eu tenha ficado no lugar de quem entrou de férias, de licença e por ai vai...não temos função definida fazemos o que o município acha que é para ser feito... substituindo profissionais ou tendo que atuar em programas, como o PSE, para que o município cumpra seus compromissos perante o Ministério. E os supervisores, aonde estão??...porque até agora não foram no município onde estou trabalhando, eles que eram para estar junto de nós vendo os problemas e as dificuldades que estamos enfrentando para que posteriormente se o PROVAB realmente continuar esses problemas sejam sanados! Outra queixa é com relação o nosso próprio vínculo com o município o que não há nada formalizado, simplesmente, fomos alocados e pronto! Não existe nada que nos diga que vamos ter que atuar durante um ano lá, e meu medo e acredito que de todos é com a mudança de gestão, pois sabemos que os gestores são contratados e com mudança de prefeito todos serão demitidos. Quem será o nosso gestor do provab? Quem será o responsável por autorizar o nosso pagamento todos os meses? Será que o próximo prefeito e seus secretários irão nos aceitar? Caso o município não nos queiram mais com a mudança de gestão e fazendo apenas a especialização o MS continuara pagando a bolsa? Acho que são perguntas simples que o próprio MS poderia nos responder, mas não o fazem, não entram mais em contato conosco, não respondem os emails e não atendem as ligações. Então o nosso futuro ainda é incerto! Quem aqui ainda tem contato com o MS, especificamente, com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, pois já mandei vários emails com dúvidas e nunca me foram respondidos! Não me restam dúvidas de que foi por meio do Provab que hoje estou trabalhando, ganhando experiência profissional e pessoal, mas muito ainda precisa ser feito e melhorado para que esse programa se salve e continue com o propósito que foi criado , pois estou na ponta, vendo o quanto a nossa população é desrespeitada e o quanto a saúde brasileira ainda precisa melhorar! E que, realmente, os gestores do MS, do estado e, principalmente, dos municípios tenha mesmo a vontade de melhorar cada vez mais a saúde e que não sejam criados mais programas, mais leis, mais portarias e mais e mais...e mesmo assim a nossa saúde continua à beira da falência!

Optei por criticar, pois acredito que somente apontado as falhas e os erros é que chegamos mais perto da perfeição, os elogios vêm espontaneamente e com o tempo...

Imagem de Denize Feitosa Nunes Turma 02
por Denize Feitosa Nunes Turma 02 - domingo, 4 novembro 2012, 21:19

Lia Ricarte De Menezes Se tivesse opção curtir eu curtiria 10x
rsrsrs
vejo que suas indagações são as mesmas minhas... e que sua experiência tem se assemelhado bastante com a minha... 
Imagem de Antonia Lívia Rodrigues Sousa  Turma 01
por Antonia Lívia Rodrigues Sousa Turma 01 - terça, 6 novembro 2012, 20:55

Faço como a colega Lia Ricarte... ''Se tivesse opção curtir  eu curtiria 10x''
rsrs
por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - quinta, 31 janeiro 2013, 09:05

oi lia bom dia!

por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - quinta, 31 janeiro 2013, 09:15

OI LIA, BOM DIA !!!

Imagem de Lia Ricarte De Menezes  Turma 04
por Lia Ricarte De Menezes Turma 04 - segunda, 29 abril 2013, 21:51

sim, claro que autorizo, fique a vontadee!

abraços

Imagem de Taynna Holanda E Sousa  Turma 07
por Taynna Holanda E Sousa Turma 07 - sábado, 3 novembro 2012, 11:31

Deixo aqui registrado a relevancia do programa, o qual nos dá uma base e pontapé inicial para ingressarmos no mercado de trabalho e a brilhante experiencia por atuarmos na atenção basica contribuindo diretamente com a saude publica e com a melhoria da qualidade da comunidade no municipio onde estamos atuando.Sou grata por porticipar desta equipe PROVAB. Mas sabemos que nem tudo é perfeito, falhas existem e criticas construtivas devem ser feitas para um aperfeiçoamento do programa.Como ja citadas anteriormente, creio que falte uma melhor supervisao pois nos sentimos livres, soltos. O programa deveria estar mais ciente da real situação de saude destes municipios, e do modo que nós estamos atuando dentro do programa. Alguns municipios realmente nao estao cumprindo as exigencias do edital onde relata que nós nao poderiamos substituir a equipe da unidade de saude.Melhorias devem ser feitas no conteudo programatico do curso visto que o objetivo é sairmos profissionais inovadores especialistas em saude da familia. Digo, alguns modulos eram necessarios ser acrescidos ao conteudo programatico.Espero que o programa tenha seu exito e que abra novas oportunidades a outros.
por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - quinta, 31 janeiro 2013, 09:09

OI TAYNNA, BOM DIA !!

Imagem de Ricylla Leal Patricio  Turma 06
por Ricylla Leal Patricio Turma 06 - sábado, 3 novembro 2012, 13:39

A grande oportunidade para a maioria de todos nós! A mim caiu como uma luva, a minha primeira oportunidade de emprego, e na área em que mais gosto de atuar - Saúde da Família.
 Com certeza é muito importante ressaltar que o PROVAB deveria ser renovado, ou até mesmo com a possibilidade de efetivação. Estamos nos qualificando para uma saúde melhor! E tenho certeza que cada um de nós estamos trabalhando com muito desempenho para isso!
Imagem de Silvania Moreira De Abreu  Turma 07
por Silvania Moreira De Abreu Turma 07 - segunda, 5 novembro 2012, 14:04

Para mim, o provab está sendo uma oportunidade maravilhosa, pois, posso estudar e colocar em prática meus conhecimentos.
Imagem de Thais De Oliveira Pinho Guilherme Turma 06
por Thais De Oliveira Pinho Guilherme Turma 06 - terça, 6 novembro 2012, 21:38

O Provab pra mim tem sido uma grande oportunidade de crescimento profissional, pois os textos e exercícios designados a nós alunos muitos já foram colocados em pratica e com êxito! 
Imagem de Francelina Goncalves Bandeira  Turma 03
por Francelina Goncalves Bandeira Turma 03 - terça, 6 novembro 2012, 22:38

Precisamos de um maior apoio do Ministério da Saúde para uma melhor desempenho de nossas atividades, será quem um ano é tempo suficiente para o Programa de Valorização da atenção Básica ser efetivo? Então no relatório enviado gostaria que foce feito uma analise das falhas do programa, pois as intenções são as melhores mas muitas vezes os municípios não cumprem sua parte e acaba por desviar o verdadeiro sentido do Programa que a valorização da saúde na atenção primaria do nosso país.
por Raissa Olga Turma 06 - quarta, 7 novembro 2012, 09:00

Seria ótimo uma resposta da NUTEDS sobre nossos relatos....
Imagem de Ana Helini de Lima Mendes Turma 07
por Ana Helini de Lima Mendes Turma 07 - sexta, 9 novembro 2012, 12:42

O PROVAB representa um grande avanço no setor da saúde, pois representa um apoio as Unidades Básicas de Saúde, onde podemos atuar em promoção da saúde, consultas, apoio aos profissionais e usuários, ou seja, possuímos um leque de atividades que podem ser desenvolvidas, isso levando em conta um planejamentos que nós sempre devemos realizar. Os profissionais, a comunidade e os bolsistas podem se beneficiar desse programa e melhorar bastante a qualidade de vida dos mesmos. Muito pode ser melhorado, mas nós podemos atuar nessas melhoras e não só cobrá-las.
Imagem de Aline Carvalho Ramos Turma 01
por Aline Carvalho Ramos Turma 01 - domingo, 18 novembro 2012, 21:01

Para mim o PROVAB tem sido uma excelente oportunidade de por em prática o que aprendi na graduação e também uma forma de me inserir no mercado de trabalho. Sou recém formada e por meio do Provab tenho tido minha primeira experiência profissional. A especialização em Saúde da Família oferecida aos profissionais do Provab também tem sido uma ótima oportunidade de adquirir conhecimentos e qualificar o currículo uma vez que pretendo atuar na Atenção Básica. 

Também concordo com os colegas que sugerem a possibilidade do Provab tornar-se efetivo ou ao menos prolongar-se por mais tempo. Uma vez que fomos selecionados e estamos sendo qualificados para atuar na Atenção Primária. Acredito ser um apoio aos municípios carentes que não tem muitos profissionais e sem dúvidas mais atendimentos a população para uma Atenção Básica de qualidade.

por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - quinta, 31 janeiro 2013, 09:09

OI ALINE, BOM DIA !!

Imagem de Raquel Rolim
por Raquel Rolim - segunda, 19 novembro 2012, 15:05

Prezados Cursistas,

Estamos construindo um documento com base em seus relatos e solicitações, para serem enviados ao Ministério da Saúde.

Imagem de Reinilson Pereira Da Silva  Turma 06
por Reinilson Pereira Da Silva Turma 06 - terça, 20 novembro 2012, 19:34

O PROVAB venho em momento adequado, levando em conta as necessidades de saúde que ainda existem, principalmente em áreas afastadas dos centros urbandos maiores. Estar inserido nesse Programa é um prestígio não apenas profissional, mas de cunho ético e pessoal, onde podemos pôr em prática nossa formação, estando atuando junto a uma equipe multiprofissional. A oportunidade de atuar e ainda estudar, fazer uma especialização, contribui largamente para que possamos enfrentar novos desafios e também o mercado de trabalho. É uma verdadeira estratégia de incentivo de aliar a formação acadêmcia à realidade da Atenção Básica braileira.
por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - quinta, 31 janeiro 2013, 09:10

OI REINILSON, BOM DIA !!

lm
por Maria Liduina Gadelha Smeets Turma 05 - terça, 20 novembro 2012, 19:55

Sem dúvida o PROVAB é um programa que traz inovações e oportunidades. Infelizmente muitas informações ainda nao estão definidas, como por exemplo, a supervisao, atuação do municipio e as atribuiçoes para os bolsistas.
Algumas dificuldades vivenciadas:
- deslocamente para outras UBS em outras localidades;
- ajuda de custo;
- alimentação;
- transporte;
- esclarecimentos aos bolsistas do local de lotação;

O que sabemos é somente através do edital mas, muitos municipios ainda tem dúvidas sobre o cumprimento do mesmo.
Parabenizo todos os bolsistas que estao no programa e que nao venhamos desanimar e muito menos desistir. ..."no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo". Jo.16:33

João - 16:33
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Leia mais em: Bíblia Comentada por Versículo - no mundo vós tereis aflições

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Leia mais em: Bíblia Comentada por Versículo - no mundo vós tereis afliçõ

no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Imagem de Emanuelle Nunes Braga  Turma 02
por Emanuelle Nunes Braga Turma 02 - sábado, 24 novembro 2012, 14:22

O PROVAB para mim está sendo uma experiência bastante gratificante pois sempre gostei da Atenção Primária, mas nunca tive oportunidade de trabalhar com a mesma,  e  o PROVAB me proporcionou esta oportunidade única de estudar e trabalhar na Atenção Básica. E está inserida na Estratégia Saúde da Família  com uma Equipe de Saúde em uma comunidade que me acolheu está sendo uma experiência maravilhosa. 
      Espero que o PROVAB melhore cada vez mais e que o Mistério da Saúde incentive e valorize de verdade todos os profissionais da Saúde na Atenção Básica, investido sempre em sua formação Profissional.
por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - quinta, 31 janeiro 2013, 09:11

OI EMANUELLE, BOM DIA !!

Imagem de Katia Maria De Freitas Teixeira Guedes  Turma 04
por Katia Maria De Freitas Teixeira Guedes Turma 04 - sábado, 24 novembro 2012, 16:36

O PROVAB está sendo uma oportunidade única para minha vida profissional,estou adorando fazer parte desse programa e o que me deixa mais feliz em fazer parte dele ,é saber que o meu trabalho está sendo muito util na UBS que estou atuando,pois agora,juntamente com a equipe que lá ja estava, estamos desenvolvendo nosso trabalho com qualidade, principalmente na parte de Educação em Saúde.Gostaria muito de está desenvolvendo esse trabalho em minha cidade,pois sei,que a saude de jaguaribe precisa de mais atenção,mas,infelizmente ñ consegui atuar lá.Hoje a única coisa que me deixa triste é eu ter que sair de minha cidade todos os dias,deixando meus filhos,arriscando minha vida nas estradas e ainda tendo que pagar passagens e alimentação,chego em casa morta de cansada,mas,vou levando até qdo puder....mas volto a dizer "sou feliz pela oportunidade". 

Imagem de Rafaella Sabine Menezes De Sousa  Turma 06
por Rafaella Sabine Menezes De Sousa Turma 06 - segunda, 26 novembro 2012, 20:02

O provab, realmente está sendo uma experiência muito importante na minha vida profissional, pois estou aprendendo realmente como acontece as ações da atenção básica, como funciona o SUS e as ações da saúde, mas ainda existem muitas falhas, acho que também pelo fato de ser a primeira vez, mas espero enormemente que cada vez melhore..
Imagem de Laianny Luize Lima E Silva  Turma 04
por Laianny Luize Lima E Silva Turma 04 - sexta, 30 novembro 2012, 10:09

O PROVAB é uma oportunidade ímpar na nossa profissisão....estou adorando atuar no municipio onde fui selecionada, aumentando cada vez mais meu conheçimento sobre a ESF. Sinto falta da supervisão, pois por diversas vezes tive duvidas e não sei para onde recorrer...outra coisa também que acho que deveria ser feito é que poderiamos atuar sozinho nos ESF, pois no meu caso atuo com uma enfermeira e as vezes sinto que me veem como estagiaria não como enfermeira, mesmo deixando bem claro minha função no municipio, devido não ter aquela supervisão, aquele apoio, sinto essa visão distorcida as vezes, mais tirando isso estou adorando e gostaria muito que se estendesse por mais um ano!!!!

Imagem de Santana Maria Pereira Campos  Turma 06
por Santana Maria Pereira Campos Turma 06 - domingo, 2 dezembro 2012, 21:15

O PROVAB está me proporcionando experiências diversas, com realidades totalmente diferente das que vivenciei na minha graduação, atuo em uma UBS com maior área de abrangência do meu município, com isso me deparo com diversas ações as quais em alguns momentos sinto a necessidade de um suporte do PROVAB onde possa ser tirada algumas dúvidas. Aqui no meu município fui muito bem acolhida pelo Secretário de Saúde e pela Enfermeira responsável pela UBS, tenho certeza de que o Provab só veio a acrescentar em meu município e que o meu trabalho está sendo feito com muito amor, pois como muitos eu também estava desempregada e o Provab surgiu no melhor momento. Ao Ministério da Saúde pergunto: Porque não efetivar esses profissionais do Provab, já que o investimento está sendo tão alto? Mesmo sabendo que com toda esse equipe ( Enfermeiros/Médicos/Odontólogos ) do Provab ainda existem municípios sem assistência da Atenção Básica. E se hoje sairmos do Provab e uma nova equipe assumir as vagas continuará com déficit de profissionais nas área críticas, porque não continuar selecionando e qualificando os profissionais dando a contratação efetiva até suprir essa falta de profissionais que existe na Atenção Básica?
Imagem de Thessica Katrine Evangelista Barbosa  Turma 07
por Thessica Katrine Evangelista Barbosa Turma 07 - quarta, 26 dezembro 2012, 16:10

O Provab está sendo uma oportunidade maravilhosa, posso estudar, colocar em prática meus conhecimentos e estou aprendendo muito a cada dia.

Imagem de Edwyllma Karlla Freitas Alencar Vanderlei  Turma 02
por Edwyllma Karlla Freitas Alencar Vanderlei Turma 02 - quarta, 19 dezembro 2012, 22:03

O PROVAB esta sendo uma oportunidade única para os profissionais recém formados.
Imagem de Sidneia Souza Da Silveira  Turma 07
por Sidneia Souza Da Silveira Turma 07 - domingo, 6 janeiro 2013, 21:05

O PROVAB, veio proporcionar para cada um de nós a vivencia com a saúde pública, e dessa forma ficar mais próximo da politica do SUS; estar perto da população/usuário é muito boma, saber os problemas da população e poder contribuir no processo de saúde/doença é demais, é ampliar os conhecimentos; e assim poder promover a saúde.
por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - quinta, 31 janeiro 2013, 09:17

OI SIDNEIA, BOM DIA !!

Quero saber se você autoriza o uso desse seu comentário no meu TCC - Usarei da ética e não divulgarei seu nome. ( PROVAB - ESTRATÉGIA PARA FIXAR PROFISSIONAIS EM ÁREAS DE DIFICIL ACESSO E DE PROVIMENTO DE PROFISSIONAIS)
por Priscila Nadine Dias Santana Turma 06 - terça, 5 fevereiro 2013, 22:23

Boa noite a todos!
Chegamos até aqui, já nos resta pouco tempo e já me bate a pergunta que não quer calar!
Qual será os nossos destinos após nossos contratos?
A cada dia que passa está mais difícil conseguir vagas de empregos em nossa área e ainda mais com boa remuneração!
Vamos cobrar em nossos certificados: RESIDÊNCIA e não apenas ESPACIALIZAÇÃO!
Assim, acredito ser uma forma justa ao que nos competiu este tempo e mais qualificativa a termo de profissão.
Abraço. Boa sorte a Nós!
por Jose Augusto Barbosa Barros Turma 03 - sexta, 8 fevereiro 2013, 10:45

OI PRISCILA, BOM DIA!!

GOSTEI DA SUA REFLEXÃO. E CONCORDO CONTIGO. TODO TRABALHO DE VALORIZAÇÃO NECESSITA DE UMA CONTINUIDADE " A RESIDÊNCIA", POR EXEMPLO, É UM DOS FATORES QUE FORTALECERÁ A PROVISÃO DESSES  FUNCIONÁRIOS NESTES LUGARES. INCLUSIVE ESTA É UMA DAS MINHAS TEORIAS DO MEU TCC, QUE PODERIA AUXILIAR NO PROCESSO DE PROVIMENTO E FIXAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAÚDE, NESTAS ÁREAS. INCLUSIVE QUERO SABER SE VOCÊ AUTORIZA A DIVULGAÇÃO DESSA SUA REFLEXÃO NA MINHA DISCUSSÃO FINAL DO MEU TCC. FIQUE TRANQUILA QUE NÃO DIVULGAREI, E OU, EXPORAREI  SEU NOME.
ABRAÇO, JOSE AUGUSTO.

TCC: PROVAB: ESTRATÉGIA EM SAUDE PARA FIXAÇÃO E PROVIMENTO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE NAS ÁREAS DE DIFICIL FIXAÇÃO E PROVIMENTO.
por Priscila Nadine Dias Santana Turma 06 - quinta, 14 fevereiro 2013, 16:57

Olá José Augusto.
Fico feliz que mais alguém além de mim pense assim.
Fique a vontade para colocar minha 'citação' em seu trabalho.
Abraço.
    NUTEDS | Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC
    Rua Prof. Costa Mendes, 1608 - Térreo - Bloco Didático
    Rodolfo Teófilo - Fortaleza - CE      CEP: 60431970
    Telefone: (85) 3366.8055   E-mail: nuteds@ufc.br