Cinco grupos de pesquisa, ensino e extensão sobre Tecnologia, Saúde e Educação na UFC

Quantos grupos de pesquisa, ensino ou extensão você conhece, atuando com temas nas áreas de tecnologia, saúde e educação? Hoje, nós indicamos cinco sugestões na Universidade Federal do Ceará. Assim como o NUTEDS, esses grupos compõem uma rede importante para desenvolvimento de projetos na convergência entre cada uma dessas áreas. Confira:

Digiliga

A Liga de Saúde Digital é uma das primeiras ligas acadêmicas neste segmento na Universidade Federal do Ceará (UFC). Criada em 2019, o projeto realizou em 2020 a I Jornada Acadêmica de Educação em Saúde Digital (JAESD), um evento pioneiro no país. Vinculado ao NUTEDS, o projeto de extensão tem caráter multidisciplinar e se destina à aprendizagem do uso das novas tecnologias e suas aplicações na área da saúde. O edital para ingresso de novos membros será lançado em breve. Interessados podem acompanhar tudo pelo perfil do projeto no Instagram: @digiliga.

Contato: ligadesaudedigital@nuteds.ufc.br

GETS

O Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Saúde da UFC (GETS) existe desde 2014 e atua em pelo menos três grandes linhas de pesquisa: Suporte Tecnológico em Saúde, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Tecnologias Educacionais Aplicadas à Saúde. O projeto é vinculado ao Departamento de Fisioterapia da UFC e abrange diferentes áreas do conhecimento, reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais. Eles também têm um perfil no Instagram: gets.ufc.

Contato: gets@ufc.br

INOVAFISIO

O Núcleo de Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana (INOVAFISIO) está em atividade desde 2017 com a objetivo de contribuir na elaboração, produção e validação de protótipos, equipamentos e/ou mídias digitais nas áreas de saúde e tecnologia, tendo como foco favorecer o processo do cuidado em portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas. Também é um projeto multidisciplinar vinculado ao Departamento de Fisioterapia da UFC.

Contato: inovafisio@ufc.br

Site: https://inovafisio.ufc.br/pt/

Laboratório de Pesquisa Multimeios

O Laboratório de Pesquisa Multimeios é vinculado à Faculdade de Educação da UFC. Embora trabalhe com temas diversos na área da educação, o laboratório é uma das principais referências quando o assunto é educação a distância, atuando no desenvolvimento de pesquisas e projetos sobre o uso de novas tecnologias na área e na formação docente. Eles têm um perfil no Instagram: laboratorio_mm

Contato: web@multimeios.ufc.br

GREat

O Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat) foi fundado em 2002 e é vinculado ao Departamento de Computação da UFC. Reunindo pesquisadores e estudantes, bem como colaboradores de diversas instituições parceiras, o grupo trabalha com temas variados, desde interação humano-computador até redes móveis e sem fio e Internet das Coisas, tangenciando muitos assuntos envolvendo a área da saúde.

Contato: contato@great.ufc.br

Site: https://www.great.ufc.br/