Comitiva do NUTEDS/UFC no 8° Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde consolida posição do Núcleo como centro de pesquisa

Equipe do NUTEDS/UFC no 8° CBTMS.

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) marcou presença na 8ª edição do Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms). O evento aconteceu neste mês de novembro, em Gramado (RS), com tema “Telessaúde Transformando Realidades: Tendências e Impactos”.

Ao todo, 11 membros da equipe participaram do congresso. Foram nove trabalhos apresentados, colaboração em publicações e um seminário sobre “utilização de jogos em cursos online em saúde” no Simpósio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), realizado nesta edição do evento. Além disso, o Núcleo contou com um stand exclusivo para exposição de materiais informativos sobre as ações desenvolvidas pelo NUTEDS/UFC ao longo de 2017.

A participação também rendeu uma publicação no livro “Experiências exitosas da Rede UNA-SUS”, lançado durante o simpósio da Rede UNA-SUS. Disponível para download, o livro reúne 15 capítulos, escritos por coordenadores e técnicos de diversos núcleos que compõem a Rede. O Núcleo contribuiu com o trabalho “Estratégias de monitoramento e avaliação para qualidade de cursos a distância do NUTEDS/UFC”.

A colaboração no livro se soma à série de publicações lançadas pela equipe em 2017, que fizeram do NUTEDS um dos principais centros de produção científica da Rede UNA-SUS e que consolidou ainda mais a participação do núcleo no 8º CBTMS.  Segundo a coordenadora de Monitoramento e Avaliação do núcleo, Profa. Dra. Lidia Eugenia Cavalvante:

“a participação do NUTEDS no CBTMS veio confirmar a nossa efetiva contribuição na pesquisa científica no âmbito da Saúde, especialmente em relação à Educação a Distância e suas diferentes possibilidades no que tange às questões de caráter tecnológico, pedagógico e social. A equipe marcou presença em diferentes momentos do evento, com destaque para apresentação de trabalhos, avaliação de trabalhos científicos, participação em reuniões e fóruns, e ainda o lançamento do livro da UNA-SUS, no qual temos um artigo publicado.”

Relação de trabalhos apresentados pela equipe do NUTEDS/UFC no CBTMS 2017: