Menu fechado

Notícias

Abertas inscrições para Curso EAD de capacitação para a aplicação do instrumento WHODAS 2.0

O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o NUTEDS/FAMED/UFC e o Telessaúde Ceará, lançou o “Curso EAD de capacitação para a aplicação do instrumento WHODAS 2.0”.  A capacitação é destinada para qualquer pesquisador ou profissional clínico que pretenda fazer uso do instrumento WHODAS 2.0 (World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0), abrangendo cursos como Fisioterapia, Terapia ocupacional, Fonoaudiologia, Enfermagem e Medicina.

As inscrições ficam abertas até o dia 29 de abril. 300 vagas estão disponíveis. O curso inicia dia 01 de maio totalmente a distância. Até esta data, todos os inscritos devem receber os dados de acesso.

CLIQUE AQUI para se inscrever

Sobre o WHODAS 2.0 

O WHODAS 2.0 é um instrumento genérico de avaliação, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para fornecer um método padronizado de mensuração da saúde e deficiência de forma transcultural. Este instrumento ancora o arcabouço teórico-conceitual da CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – abordando a condição de saúde do indivíduo na perspectiva do modelo biopsicossocial, em que deficiência e funcionalidade são resultados de interações entre condições de saúde (doenças, desordens e lesões) e fatores contextuais.

O curso não é exigência para a aplicação do instrumento WHODAS 2.0. A OMS encoraja fortemente que o manual do instrumento WHODAS 2.0 (http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/43974/19/9788562599514_por.pdf) traduzido e validado para o português do Brasil seja consultado pelos que desejarem aplicar o instrumento. Assim, o material que ancora as 10 vídeo-aulas deste curso é extraído deste manual, sendo que o real objetivo da apresentação deste conteúdo numa plataforma digital é ofertar ao usuário do WHODAS uma ferramenta facilitadora para o conhecimento do instrumento.