Menu fechado

Notícias

Canal do NUTEDS/UFC no YouTube tem webaulas sobre Sarampo

Em 2015, o NUTEDS/UFC lançou duas webaulas sobre o Sarampo em seu canal no YouTube. Apesar da doença não ser um risco eminente àquela altura, as webaulas traziam aspectos gerais sobre o vírus, sintomas, manejo dos pacientes e diagnóstico. Três anos depois, o conteúdo nunca foi tão atual.

Em 2018, casos de sarampo têm se espalhado pelo país, especialmente na região Norte, e a possibilidade de um surto é algo que deixa as autoridades e os profissionais de saúde em alerta. Assim, as webaulas podem ser um importante material para quem busca entender mais sobre a doença, os desafios que ela impõe para o sistema de saúde e sobre a necessidade de imunização.

Webaula 1 – neste video, discute-se aspectos Clínicos e diagnósticos diferenciados. A aula é ministrada pelo médico e prof. Adjunto de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFC e do Hospital São José (Fortaleza CE), Robério Dias Leite. São abordados pontos como o detalhamento e mapeamento sobre o vírus da doença, a sua fisiopatologia, sintomas e complicações. Ainda é analisado às conduta de chegada do paciente com suspeita no SUS, bem como o modo de agir dos profissionais de saúde e de demais pessoas em contato com pacientes infectados.

CLIQUE AQUI para assistir

Webaula 2 – Por fim, a enfermeira e Especialista em Saúde Pública e gestão em Clínicas SUS, Valéria Mesquita, é a convidada para a webaula sobre os processos de Trabalho na Atenção básica, visando o controle do Surto de Sarampo. A especialista faz uma análise da situação da área Adstrita da Unidade Básica de Saúde, fala sobre salas de vacina e toda sua organização, rotinas e funcionamento.

CLIQUE AQUI para assitir

Sobre o sarampo – O sarampo é um vírus de fácil transmissão, podendo gerar complicações neurológicas. Transmite-se facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infectada. Entre os sintomas, destacam-se Infecção nos ouvidos, Diarreia, Vômito, Hemorragia, Alterações neurológicas (convulsões e encefalites), Pneumonia bacteriana secundária e Hepatite.

Todo mundo precisa tomar duas doses da vacina a partir de um ano de idade. A imunização está dentro da vacina tríplice viral (protege contra sarampo, rubéola e caxumba).