NUTEDS se torna núcleo oficial da Rede RUTE na Faculdade de Medicina da UFC

Cerimônia de inauguração da unidade de Telemedicina no NUTEDS/FAMED/UFC.

Agora é oficial. No dia 11 de maio de 2017, o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS) se tornou membro da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Assim, o NUTEDS passa a fazer parte de uma rede nacional de instituições cujo objetivo é fomentar projetos de telemedicina no país. A Rede RUTE é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Com a inauguração da unidade de Telemedicina no NUTEDS/FAMED/UFC, o núcleo já começou a desenvolver projetos de alcance nacional. O primeiro desses projetos foi a realização do 1° SIG de Educação em Informática Biomédica do Brasil. Os SIGs (do inglês Special Interest Groups) são uma iniciativa da Rede RUTE para promoção de debates, discussões de caso e até aulas à distância, por video ou webconferência, estimulando a integração e a capacitação entre profissionais de saúde em diferentes níveis de formação profissional. O SIG de Educação em Informática Biomédica iniciou em abril e deve acontecer na última quinta-feira de cada mês, das 8h30 às 10h, por webconferência (calendário e link de acesso). O acesso é livre a todos que desejem participar dos debates.

Além do SIG, o núcleo de telemedicina do NUTEDS/FAMED/UFC está desenvolvendo o Campus Digital de Ensino e Pesquisa em Saúde da UFC, inaugurado durante a cerimônia do dia 11 de maio. O Campus Virtual é um projeto com foco na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (DTIC) como apoio às inovações nas diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão em todas as áreas da saúde no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados na UFC. Ambas as iniciativas devem estimular o desenvolvimento de competência digital entre profissionais e estudantes na área da saúde, para uso produtivo das TDIC, de modo a melhorar o letramento digital e informacional nesse público alvo já a partir dos cursos de graduação no Brasil.

Quem participou

A inauguração do núcleo RUTE no NUTEDS/FAMED/UFC aconteceu em uma cerimônia presencial e por videoconferência, transmitida para todo o país. Estiveram presentes o Magnífico Reitor da UFC, Prof. Henry Campos; a Diretora e o Vice-diretor da FAMED/UFC, Profa. Valéria Goes e Prof. Francisco Medeiros, respectivamente; o Coordenador geral do NUTEDS, Prof. Luiz Roberto de Oliveira; o presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Prof. Francisco Guimarães; o Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Prof. Anastácio Queiroz; o presidente da Rede RUTE, Prof. LUiz Ary Messina, além de professores, pesquisadores, coordenadores e estudantes da UFC.

Via videoconferência, participaram núcleos RUTE e representantes de instituições de ensino de todo o Brasil (UFPE, UFRN, UFMG, Escola Bahiana de Medicina, UFMA, UNESP, USP, UFPI, UERJ e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), além de membros do Ministério da Educação e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).