Menu fechado

Notícias

Dica da semana: cinco eventos na área de saúde, tecnologia e educação

Pesquisadores, estudantes, profissionais… o público varia e os interesses também, mas garantir a participação em eventos é sempre uma boa maneira de se atualizar, fazer networking e promover o debate coletivo em temas sensíveis para a área da saúde. Hoje, O dica da Semana, traz cinco opções para quem trabalha com as interfaces da saúde com a tecnologia e a educação. Confira:

1 – Congresso Brasileiro de Informática em Saúde – CBIS

Realizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, o CBIS é um dos mais tradicionais eventos na área em toda a América Latina. O congresso acontece a cada dois anos desde 1986. Em 2018, a edição aconteceu em Fortaleza, com apoio do NUTEDS. A próxima edição deve acontecer em 2022. 
 
Por onde acompanhar: www.sbis.org.br
2 – Jornada Acadêmica de Educação em Saúde Digital – JAESD 

Idealizado pela Liga de Saúde Digital e pelo NUTEDS, a jornada aconteceu pela primeira vez em 2020 e deve ser anual (com edição em 2021). O evento é realizado online, contemplando acadêmicos, profissionais da saúde e interessados em geral. A ideia é apresentar as diversas formas de otimizar o processo de ensino-aprendizado e de atendimento em saúde com metodologias e instrumentos advindos da saúde digital.
Por onde acompanhar: www.nuteds.ufc.br

3 – Seminário Internacional de Informação para a Saúde

Com edição virtual agendada para 2021, o Sinforgeds é realizado pelo Departamento de Ciências da Informação e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC, com apoio do NUTEDS. O seminário abrange áreas como Ciência da Informação, Biblioteconomia, Ciências da Saúde e Tecnologias digitais de Informação e de Comunicação. Nesta edição, deve-se discutir temas variados, desde e-saúde até disseminação, uso e gestão da informação científica/popular relacionada à COVID-19.

 
 
4 – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância – CIAED

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e é o maior da área no país, chegando à 26ª edição. Trata-se de uma boa opção para quem explora e trabalha com EaD em saúde e com novas tecnologias educacionais. A edição de 2020 ficou para março deste ano por conta da atual pandemia. O tema desta edição explora a variedade de estratégias ativas na EAD.

5 – Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde – CBTms

Realizado desde 2003, o CBTms é um projeto da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde. O evento é tradicional e acontece a cada dois anos. A última edição foi em 2019 e outra deve acontecer este ano ou em 2022 (devido à pandemia). As pautas abordadas mudam em cada edição, mas tangenciam temas como tendências em telemedicina e telessaúde; mHealth teleassistência; ética e legislação e currículos acadêmicos.

Por onde acompanhar: /www.abtms.org.br