O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) desenvolve e apoia projetos pedagógicos de Educação a Distância (EaD online) voltados para a área da Saúde.

Entre as atividades, destacam-se a elaboração de conteúdos didáticos e pedagógicos adaptados para EaD online, e o uso  de videocolaboração (vídeo e webconferências), e encontros presenciais, quando necessário. As aulas e palestras ministradas são gravadas e posteriormente disponibilizadas na página na página do Telessaúde por videostreaming, gratuitamente.

O NUTEDS/UFC disponibiliza também um programa permanente de palestras ministradas por webconferências para Pontos do Telessaúde do Ceará instalados em diversas cidades do interior do estado e, em algumas delas, têm ocorrido participações até de outros estados. Além disso, desenvolve ações de Telecardiologia  e Telepediatria com plantões fixos, e Teledermatologia no modo off-line.

O Núcleo tem ainda sob sua responsabilidade a manutenção de páginas eletrônicas por ele criadas como a da Faculdade de Medicina da UFC,  do Telessaúde do Ceará, e a sua própria página.