Canal NUTEDS/UFC no YouTube reúne conteúdo multimídia em saúde do Núcleo

No final de 2009, o NUTEDS/FAMED/UFC abriu as portas pela primeira vez e colocou em andamento uma série de projetos que até hoje, quase dez anos depois, se mantêm de pé. Dentre as muitas iniciativas realizadas ao longo desses anos, estratégias de comunicação em saúde foram implementadas não só para fomentar a divulgação de informações importantes na área, mas também para facilitar o acesso a conteúdos de qualidade que alargassem as oportunidades para capacitação de estudantes e profissionais de saúde no Ceará e no Brasil.

Uma dessas iniciativas surgiu com o Núcleo. Antes projetado apenas para armazenar alguns vídeos dos muitos cursos EaD ofertados pela instituição, o canal do NUTEDS no YouTube tomou corpo, foi reestruturado e passou a contar com conteúdo próprio, produzido exclusivamente para alimentar o catálogo de material disponível ao público, inclusive com sugestões dos usuários.

São mais de 150 webaulas disponíveis e 41 gravações das webconferências realizadas pelo ciclo de palestras do Núcleo entre as pastas com mais acesso. Os temas variam de saúde mental a inovações em telemedicina e tecnologias na educação. Tudo disponível de maneira gratuita e livre.

Assim, cria-se uma ferramenta de apoio nos processos de ensino e aprendizagem para capacitação continuada em temas da área da saúde. Isso ajudou o projeto a se consolidar como um dos mais importantes repositórios multimídia nesta categoria com destaque nacional, pioneiro na Rede Universidade Aberta do SUS, vinculada ao Ministério da Saúde e da qual o NUTEDS faz parte.

Como se inscrever – para receber notificações sempre que novos conteúdos forem adicionados, basta se inscrever no canal. O cadastro é simples. Você precisa estar logado no seu email, depois basta acessar o canal do Núcleo no YouTube e clicar no botão se inscrever, na página principal, ou abaixo de cada video.