Menu fechado

Curso de Formação de Tutores para EaD em Saúde – nova edição em breve

O NUTEDS/UFC se prepara para lançar a 14ª oferta do Curso de Formação de Tutores (CFT) para EaD em Saúde. O anúncio deve ser feito nos próximos dias, então quem tem interesse em participar precisa ficar atento. Vale lembrar que o curso é gratuito.

O curso foi lançado inicialmente em 2009 e hoje se consolidou como projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, desenvolvido pelo NUTEDS. Ao todo, a iniciativa já formou mais de 630 profissionais capacitados para atuar com tutoria em EaD, especialmente voltada para a área da saúde.

Como lembra a coordenadora do projeto, Profa. Andrea Soares, o CFT foi idealizado, no início, para suprir a carência de profissionais de saúde com formação docente adequada no execício da tutoria online dos cursos de EaD em Saúde realizados no NUTEDS/UFC em parceria com a UNA-SUS.

“A primeira edição do curso foi planejada, produzida e ofertada pelo NUTEDS/UFC como parte do processo de seleção dos tutores que atuariam na primeira oferta do Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF). Na ocasião, um estudo do perfil dos candidatos participantes do processo de seleção dos tutores demonstrou a inexperiência de praticamente a totalidade destes como docentes na modalidade a distância. A repercussão positiva desse primeiro curso, bem como o crescente interesse de docentes da área da saúde em participar, nos levou à criação de um Projeto de Extensão chamado Formação Docente para a EaD online, tornando contínua e anual a oferta de cursos de formação de professores tutores e professores conteudistas pelo NUTEDS/UFC, com certificação pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC.”

Nos próximos dias, iremos abordar algumas experiências exitosas nesses quase dez anos de ofertas, trazendo relatos de experiências de quem já fez o curso e atua na área, bem como indicando as novidades para esta edição. Fique atento!