Fortaleza deve sediar o próximo Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

A participação marcante do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) no Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS) este ano foi decisiva para a vitória da capital cearense na disputa da cidade sede da próxima edição do CBIS, em 2018.

O Coordenador do Núcleo, Prof. Luiz Roberto Oliveira, apresentou a candidatura de Fortaleza durante reunião do colegiado de membros da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). A reunião fazia parte da programação do CBIS 2016 e tinha como uma das pautas exatamente a escolha da próxima sede do congresso.

Concorrendo com Gramado, no Rio Grande do Sul, Fortaleza foi a grande vitoriosa por 12 votos a 7. A decisão ainda precisa ser referendada pela diretoria da SBIS, mas já é um passo importante. Se confirmada, esta será a primeira vez que a cidade sediará o evento, realizado a cada dois anos.

Na propositura para sediar o próximo CBIS, em vez de fazer uma exposição tradicional, mostrando potencial de Fortaleza como cidade com condições de sediar evento, o coordenador do NUTEDS/UFC, Prof. Luiz Roberto Oliveira, expôs o apoio local de entidades universitárias à candidatura da cidade. “Contamos principalmente com o apoio da UFC, de Departamentos da Faculdade de Medicina e de outros Departamentos da Universidade, como o de Ciências da Informação, o Departamento de Teleinformática (DETI) e o de Ciências da Computação. Novas parcerias estão em andamento, agora, como por exemplo, o apoio da Associação Médica Cearense, que se dispôs a criar uma Diretoria de Informática Clínica (IC), em demonstração de apoio à proposta a ser feita pela SBIS junto à Associação Médica Brasileira, visando o reconhecimento da IC como área de atuação dos profissionais médicos.”, destaca Oliveira.