Menu fechado

Notícias

NUTEDS e Núcleo Docente Estruturante da FAMED/UFC realizam 1ª Oficina de Podcast

No dia 29 de novembro, professores da Faculdade de Medicina da UFC estiveram presentes na Sala de Video do NUTEDS. O motivo: a 1ª oficina de podcast voltada exclusivamente para docentes da Faculdade. O projeto foi realizado em parceria com o Núcleo Docente Estruturante da FAMED e tinha como objetivo apresentar ferramentas digitais de fácil manuseio para aplicações na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na saúde.

Embora o número de inscritos tenha excedido o limite, apenas 20 vagas foram disponibilizadas neste momento. Todos os participantes tiveram a chance de conhecer a prática do podcasting, discutir como essa ferramenta pode ser usadas para fins acadêmicos, além de terem um panorama geral sobre roteirização, gravação e edição. Assim, cada participante sai com noções básicas para tentar produzir podcasts e aplicar no cotidiano da docência. 

A oficina foi dividida em duas partes. Uma presencial, de 4h, e outra EaD, de 16h. No encontro presencial, houve tanto um momento prático quanto um espaço de discussão, na qual os professores presentes conheceram o caso de sucesso do Medcast, um dos maiores podcasts do país voltado para profissionais e estudantes da área médica. A palestra foi conduzida pelo Prof. Roberto Maranhão, docente da Famed e um dos idealizadores do Medicast junto ao Prof. Daniel Coriolano, da Universidade de Fortaleza.

Sobre o podcast – O podcast consiste na produção de conteúdos em áudio sob demanda. Suas aplicações são variadas, inclusive para disseminação de conhecimentos no ambiente acadêmico.

Confira mais fotos da oficina na galeria abaixo: