NUTEDS/UFC no XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

Você já deve ter ouvido falar, mas sabe, de fato, o que é Informática em Saúde? Para além das discussões sobre prontuário eletrônico, esse conceito vem mudando a forma de se pensar a área da saúde no mundo, mas quais os grandes desafios e as verdadeiras possibilidades para consolidá-lo no Brasil?

Essas foram apenas algumas das muitas questões discutidas durante o XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2016). Na reta final de 2016, o evento – maior do país na área – reuniu autoridades, como o ministro da saúde, Ricardo Barros, e mais de 600 pessoas de diferentes áreas do conhecimento para debater inúmeras experiências sobre aplicações da informática no cuidado à saúde.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (Comissão de Governança da Informação em Saúde), o congresso contou também com a participação de instituições que atuam com projetos nesta área em todo o Brasil. O Núcleo de Tecnologias e Educação em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) marcou presença nos quatro dias do CBIS 2016.

O NUTEDS congrega uma série de ações para o fomento de novas tecnologias na área da saúde, sendo polo da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e do Programa Telessaúde Brasil Redes no Ceará. O Núcleo levou uma comitiva de 10 profissionais para a edição do CBIS neste ano. Um estande exclusivo para divulgação dos projetos realizados pelo NUTEDS foi montado no evento. A participação massiva do Núcleo rendeu importantes resultados.

Painel premiado

Além do estande, um painel proposto pelo Coordenador do Núcleo, Professor Luiz Roberto de Oliveira, fez parte da programação do evento. Com participação especial dos Drs. Cláudio Giulliano Alves da Costa (tesoureiro da SBIS), Paulo Lopes (da Rede Universitária de Telemedicina/RUTE) e do Prof. Daniel Sigulem, ex-professor da Universidade Federal de São Paulo, o painel “Discutindo o Ensino da Informática Biomédica nas Graduações da Área da Saúde” foi o grande vencedor na categoria “Painéis”. Cada painel era avaliado diretamente pelo público por meio do aplicativo do CBIS 2016.

Outro ponto positivo foi a eleição da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, na qual o coordenador do NUTEDS, Prof. Luiz Roberto de Oliveira, foi eleito secretário da entidade para o biênio 2017/2018. A presença do Núcleo garantiu a candidatura de Fortaleza à cidade sede da próxima edição do CBIS. A capital cearense saiu vitoriosa em votação do colegiado de membros da SBIS e deve sediar o evento em 2018.