Produção científica – Práticas inovadoras da Rede UNA-SUS

Doze relatos de práticas inovadores em educação e aplicação de tecnologias na área da saúde. Este é o saldo de produções científicas desenvolvidas a partir de ações da Rede Universidade Aberta do SUS, da qual o NUTEDS faz parte desde sua fundação.

As produções estão compiladas no livro Práticas Inovadoras da Rede UNA-SUS: experiências e desafios para a educação permanente dos trabalhadores do SUS, lançado na reta final de novembro durante a edição deste ano da Mostra de Experiências Exitosas da Rede. O livro foi lançado na modalidade e-book. O acesso é livre.

O capítulo escrito pelos coordenadores e supervisores do NUTEDS tem como título Sistema de Apoio à Gestão Acadêmica na EAD em Saúde e discute a experiência do Núcleo na criação de um sistema de gestão que viabiliza o acompanhamento eficaz de cursos a distância, integrando as ferramentas tecnológicas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um recurso já usado pelo Núcleo para melhorar o monitoramento e a avaliação de alunos do curso de Pesquisa e Inovação em Saúde da Família(CEPISF), ofertado na modalidade EaD pelo NUTEDS para profissionais atuantes no Programa Mais Médicos, lotados no Ceará e no Maranhão.

Sobre a Rede UNA-SUS

A rede integra atualmente 34 instituições brasileiras, abrangendo todo o território nacional, comprometida não só com a oferta de cursos para a qualificação do trabalho em saúde, como também com a produção de conhecimentos acerca da diversidade de experiências que tem acumulado ao longo dos anos, no âmbito da clínica, da gestão de sistemas e serviços de saúde, da gestão do cuidado e de políticas de proteção e promoção da saúde.