RESDITE lança segunda edição especial

A Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE), projeto desenvolvido pelo NUTEDS, acaba de lançar sua segunda edição especial. O Número é fruto de uma parceria com a Rede Universidade Aberta do SUS (UNASUS), vinculada ao Ministério da Saúde, e da qual o Núcleo faz parte desde sua fundação.

A ideia é abordar algumas das mais inovadoras e exitosas iniciativas dos núcleos que integram a UNASUS. Parceiros de todas as regiões do país contribuíram. São 11 trabalhos, entre Artigos originais e Relatos de experiência, mais um editorial assinado pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Lobo, Livre Docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Honoris Causa na Universidade de Brasília e Consultor Sênior da UNASUS/Fiocruz. Todos os trabalhos podem ser acessados no link disponível abaixo. A relação de trabalhos publicados pode ser vista no final desta matéria.

CLIQUE AQUI para acessar a edição completa

Segundo o Professor Dr. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador geral do NUTEDS e Editor chefe da RESDITE -, a edição é uma amostra consistente da produção científica e da qualidade de todo o contingente profissional das instituições que participam da Rede UNA-SUS, reforçando a construção de um grande ecossistema informacional indispensável à sustentação da educação e da formação permanente na área da saúde.

Essa edição especial, por sinal a segunda, demonstra o acerto que foi termos iniciado a produção de um periódico científico online com essa linha editorial, privilegiando a publicação de trabalhos na interface das tecnologias educacionais com a Educação a Distância baseada na web em Saúde, permitindo mostrar a existência de um indiscutível grupo de pesquisadores e estudiosos nesses temas hoje, indispensáveis para manter e avançar a qualificação dos profissionais de saúde no Brasil. (Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira – Editor geral da RESDITE)

Fortalecendo a parceria

A segunda edição especial da RESDITE é fruto de uma parceria com a UNASUS. A instituição tem capilaridade em todo o Brasil e, no Ceará, coordena projetos de educação em saúde por meio do NUTEDS desde que o Núcleo foi fundado. Além das tradicionais ações de capacitação profissional dos últimos anos, a aliança entre as instituições também abre caminhos para o fortalecimento da pesquisa científica em saúde no Brasil. Conforme pontua Oliveira, “A UNA-SUS sempre teve essa preocupação com a parte científica que respalda a promoção da formação continuada e permanente, com promoção de diversas atividades de cunho científico, na forma de encontros, oficinas, participação de congressos, produção de livros et. e uma edição especial de um periódico científico online revisado por pares é uma contribuição significativa nesse esforço”, pontua Oliveira.

RESDITE é um dos poucos periódicos científicos nacionais a abordar o escopo da EaD em saúde e suas potencialidades para a educação continuada dos profissionais da área, além do uso das novas tecnologias digitais nesse processo.

Sobre a revista – a proposta editorial da RESDITE é divulgar produções científicas que abordam o uso de Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) no âmbito da área da saúde. O público-alvo é composto por profissionais multidisciplinares que trabalham e pesquisam a utilização de tecnologias, principalmente para a educação em saúde e Informática Biomédica, desde os que estão envolvidos com a produção até aqueles que as aplicam, independentemente da suas áreas de conhecimento. A revista foi lançada inicialmente em 2016 e tem publicação semestral.

Para colaborar, basta se cadastrar como autor no site do periódico e submeter um trabalho. No próximo mês de agosto, o sexto número regular será lançado e as submissões para o sétimo já estão abertas.