Menu fechado

Webinar “Ensino da saúde digital no Brasil” será ministrado nesta terça, dia 29, pelo coordenador geral do NUTEDS

Nesta terça-feira, dia 29 de outubro, das 20h às 21h30 (horário de Brasília), o coordenador geral do NUTEDS coordenará o webinar “Ensino da saúde digital no Brasil“. O acesso é público e a transmissão será realizada de nossa sala virtual (link abaixo) para todo o Brasil.

O evento faz parte do Ciclo de Palestras da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), contanto com apoio da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) nesta edição. Todos os interessados estão convidados. Basta ter acesso à internet e se conectar à sala virtual. Lá é possível acompanhar e participar das discussões.

CLIQUE AQUI para acessar a sala (dia e hora agendados)

A palestra contará com a participação especial do Prof. Dr. Nando Campanella, diretor adjunto do Instituto de Patologia Médica da Universidade de Ancona (Itália) e consultor da Organização Mundial da Saúde (Angola, Brasil), atuando em Telemedicina/Telessaúde e ensino de Saúde Digital.

Sobre a palestra: O uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) na área da saúde busca atingir três objetivos principais: melhoria na qualidade da atenção, expandir o acesso aos cuidados e racionalizar gastos buscando redução de custos. Os profissionais envolvidos com Saúde Digital precisam receber formação para que essas finalidades possam ser alcançadas. No Brasil, infelizmente, o esforço da Educação em Saúde Digital tem sido relegada quase ao total esquecimento, condição a ser superada como responsabilidade de diversas áreas e atores interessados, em amplo esforço convergente e cooperativo. Esse webinar abordará os principais desafios para o ensino e formação de recursos humanos em saúde digital no Brasil, bem como as principais iniciativas pontuais já existentes.

Sobre o Palestrante: Prof. Dr.Luiz Roberto de Oliveira é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC – 1976). Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com Residência no Instituto Nacional de Câncer (INCa/RJ) e Especialização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Especialista em Educação para as Profissões da Área Saúde (FAMER Brasil, 2009). Especialista em Informática em Saúde pela UNIFESP, 2019). Mestre e Doutor em Medicina, pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP), respectivamente. Professor Associado IV do Departamento de Cirurgia da UFC. Coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a distância em Saúde da UFC (NUTEDS/UFC). Editor Chefe da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. Coordena o Núcleo Técnico Científico do Programa Nacional de Telessaúde (Telessaúde Brasil Redes) e da Universidade Aberta do SUS. Coordenador da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Regional de Medicina.

Participação especial: Nando Campanella, graduado em medicina (Ancona-Itália, 1976) e em biologia (Urbino-Itãlia1988). Doutor em Medicina Interna. Doutor em Oncologia. Mestre em Ciências da informação e Comunicação. Diretor adjunto do Instituto de Patologia Médica da Universidade de Ancona (Itália). Consultor da Organização Mundial da Saúde (Angola, Brasil), do UNICEF (Chad) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ONUD, Indonesia). Professor convidado de e-Saúde na Universidade de Beira Interior (Covilhã, Portugal).