NUTEDS/FAMED/UFC recebe comitiva da UNA-SUS

Foram discutidas estratégias futuras e feito um balanço das ações em formação em saúde empreendidas ao longo de oito anos da parceria (Foto: Viktor Braga – comunicação UFC)

No dia 29 de janeiro, o NUTEDS/FAMED/UFC recebeu, pela primeira vez, uma comissão especial da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), da qual o Núcleo faz parte como membro parceiro há oito anos. Na pauta das discussões, o balanço dos projetos realizados graças à parceria e as perspectivas futuras.

Duas reuniões marcaram o encontro. A primeira delas no próprio NUTEDS com a equipe do Núcleo; a secretária executiva da Rede UNA-SUS, Fabiana Damásio; e o coordenador de monitoramento e avaliação da UNA-SUS, Alysson Lemos, os dois últimos da FIOCRUZ em Brasília. A segunda e última reunião, aconteceu na Reitoria da Universidade Federal do Ceará com presença do Reitor da instituição, Prof. Henry Campos, e do coordenador geral do NUTEDS/FAMED/UFC, Prof. Luiz Roberto de Oliveira.

Criada em 2010, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) é vinculada ao Ministério da Saúde e tem como objetivo oferecer atividades de capacitação e educação permanente aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, conta com uma rede colaborativa formada por 36 instituições de ensino superior que oferecem cursos a distância. A Universidade Federal do Ceará é uma delas, sendo uma das primeiras a integrar o sistema, por meio do NUTEDS.

“A UFC é uma grande parceira da Secretaria Executiva da UNA-SUS e desde o início a equipe do NUTEDS vem se dedicando para construir estratégias que permitam que os profissionais concluam o seu curso. O índice de evasão na UFC é muito baixo  –  quando se compara com índices de cursos EAD  –  e isso tem se dado devido à atuação presente dos tutores”, declarou Fabiana Damásio, secretária executiva da Rede UNA-SUS.

REPOSITÓRIO – Em quase uma década de atividades, a atuação UFC/NUTEDS gerou cerca de 6 mil trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Segundo Fabiana Damásio, todo esse material será, em breve, disponibilizado no repositório da UNA-SUS, para livre acesso a pesquisadores, profissionais e estudantes, inclusive de graduação. “O TCC tem esse objetivo de fazer com que o trabalhador olhe para o seu contexto de trabalho e faça articulação entre o processo de formação e como ele pode contribuir de forma efetiva para a melhoria da situação de trabalho em que ele vive. A ideia do acesso aos estudantes é que eles se atualizem sobre esses diversos temas atuais relacionados à saúde no País”, destacou.

Em parceria com a UNA-SUS, o NUTEDS já ofereceu as especializações em Saúde da Família; Pesquisa e Inovação em Saúde da Família; e Saúde da Pessoa Idosa, com mais de 3 mil vagas abertas entre 2010 e 2017. As especializações são voltadas para a formação dos profissionais atuantes no Programa Mais Médicos e no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). Além disso, o Núcleo da UFC atuou nas capacitações em Saúde da Pessoa Idosa; Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas; Atenção Domiciliar; e Intercorrências Agudas no Domicílio. As capacitações são destinadas ao público da área da saúde, como gestores, profissionais, estudantes e pesquisadores.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional  –  fone: 85 3366 7331