NUTEDS realiza último encontro com tutores em 2019

A reta final do ano é o momento de avaliar os trabalhos feitos, pontuar o que deu certo, ajustar o que precisa e confraternizar com quem esteve conosco em cada etapa vencida. Na semana passada, foi a nossa vez de reunir a equipe pedagógica do NUTEDS com o grupo de tutores que acompanhou conosco cada um dos mais de 800 alunos do Curso de Especialização, Pesquisa e Inovação em Saúde da Família (CEPISF).

Equipe pedagógica e equipe de tutores se reúnem para fazer balanço do ano.

Ao todo, 13 tutores assumiram o desafio em 2019. Todos são profissionais com experiência em docência, em tutoria online para EaD em saúde e em saúde da família. Alguns dos quais participam do projeto há anos. É o caso do prof. Pedro Lima, docente do curso de Fisioterapia da UFC e tutor no CEPISF há seis anos.

“Eu faço parte do projeto como tutor desde 2013, então dá pra fazer um paralelo da evolução do curso e do papel do tutor. Esse ano, nós tivemos algumas mudanças e assumimos turmas com quase o dobro de alunos. Isso demandou um pouco mais de atenção no acompanhamento do aluno, mas a minha turma foi muito boa. Não tivemos grandes problemas. Além disso, o modelo de tutoria mudou, porque agora focamos mais nas tarefas, não nos fóruns, e o trabalho de bastidor da equipe do NUTEDS é fantástico. As demandas são respondidas em 24h ou 48h.”

O encontro representa a oportunidade de fazer um balanço das atividades desenvolvidas durante o ano, reunindo a equipe pedagógica do Núcleo, tutores que atuam no curso há mais tempo e aqueles que passaram a trabalhar conosco em 2019, como o prof. Shamyr Sulyvan, que contou um pouco sobre sua experiência no projeto:

“eu já tinha trabalhado como tutor virtual e a experiência aqui foi bastante satisfatória, poque a ferramenta é mais adaptada ao nosso processo de trabalho. Minha experiência anterior tinha um processo de trabalho mais complicado e por consequencia, eu gastava mais trabalho com coisas técnicas do que oferecendo informações pro aluno. Aqui, a estratégia como o curso foi planejado facilitou o trabalho”.

O NUTEDS encerra, assim, mais um ciclo importante no trabalho de tutoria. Aproveitamos a oportunidade para agradecer cada um dos tutores que estão conosco hoje e que passaram pelo Núcleo ao longo desses anos. Todos nos ajudam diariamente no desafio de fortalecer o ensino e a capacitação de profissionais da área da saúde no Ceará e no Brasil. Fica aqui nosso muito obrigado, em nome de toda nossa equipe.

Sobre o CEPISF – o Curso de Especialização, Pesquisa e Inovação em Saúde da Família é ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do NUTEDS, em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e está vinculado ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) como atividade obrigatória para todos os profissionais que atuam no programa. O NUTEDS coordena a execução e o monitoramento do CEPISF no Ceará e no Maranhão. Ao todo, mais cinco mil profissionais já passaram pelo curso desde 2010.