NUTEDS termina 2018 com ciclo de participação em eventos científicos e trabalhos apresentados dentro e fora do país

Profa. Lidia Cavalcante, coordenadora de monitoramento e avaliação do NUTEDS, na 24ª Reunião da Rede UNA-SUS.

Encerrando o ciclo de participação em eventos científicos nacionais e internacionais de 2018, o NUTEDS/UFC consolida sua posição como centro de pesquisa em saúde no Brasil com destaque em dois importantes encontros. O primeiro deles foi a participação na 24ª Reunião da Rede UNA-SUS.

O evento reuniu todos os núcleos parceiros da rede, tendo como mote o tema “Ciência e Tecnologia na Inovação da Educação a Distância em Saúde”. A reunião aconteceu no final de novembro na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Ao todo, cinco trabalhos foram apresentados neste encontro. Duas representantes do Núcleo marcaram presença: a coordenadora de monitoramento e avaliação, Profa. Lidia Eugenia Cavalcante e a coordenadora executiva, Raquel Rolim. Cinco trabalhos desenvolvidos pela equipe do NUTEDS foram apresentados. Todos relacionados a projetos desenvolvidos pelo Núcleo, como a Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE) e os cursos de especialização ofertados para os profissionais do Mais Médicos.

Durante o evento, foi lançado o livro “Práticas Inovadoras da Rede UNA-SUS – Tecnologias e estratégias pedagógicas para a promoção

Gustavo dantas, médico regulador do Telessaúde-CE, e Raquel Rolim, coordenadora executiva do Núcleo, na 11ª Conferência Internacional de Educação, Pesquisa e Inovação.

da Educação Permanente em Saúde”, publicado em parceria com a Editora da UFCSPA e no qual o NUTEDS tem um capítulo publicado sobre Formação de tutores para EaD online em saúde.

CLIQUE AQUI e baixe o livro completo

ICERI2018 – Também em novembro, o Núcleo participou da 11ª Conferência Internacional de Educação, Pesquisa e Inovação (ICERI). O evento aconteceu em Sevilha, da Espanha. Participaram da conferência nossa coordenadora executiva, Raquel Rolim, e nosso colaborador, Gustavo Dantas, médico regulador do Telessaúde-CE, que funciona nas dependências do NUTEDS. Dois trabalhos foram apresentados, ambos na área de inovação nos serviços prestados pelo Telessaúde-CE. Os trabalhos podem ser acessados aqui.

Anteriores – Antes, o Núcleo participou também do 24° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED); nos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará, maior evento científico do estado; e no XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), no qual tivemos um stand próprio.

Todas as participações em eventos e os trabalhos apresentados ao longo do ano são compilados para compor a Biblioteca virtual disponível no site do NUTEDS/UFC. A ideia é hospedar e tornar acessível toda a produção científica do Núcleo desde sua fundação. O projeto ainda está sendo arquitetado para disponibilizar os links de toda a produção científica. Além disso, cada trabalho apresentado este ano será compilado para compor a Mostra Científica do NUTEDS, que ocorre a cada dois anos. A próxima edição deve acontecer em 2019.

Na reta final de dezembro, no entanto, o Núcleo Realiza seu I Fórum presencial, com um compilado dos principais trabalhos apresentados este ano. o Fórum acontecerá no dia 18 de dezembro, à tarde, na sede do NUTEDS/UFC.