NUTEDS transmitirá 100ª reunião do SIG Saúde da Criança e do Adolescente

No próximo dia 21 de setembro, médicos pediatras e profissionais da saúde se reúnem para a centésima reunião do SIG Saúde da Criança e do Adolescente, um Grupo Especial de Interesse que reúne 38 instituições de saúde, em todas as regiões do país, por meio da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) e coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O tema desse encontro comemorativo é “Internet Segura para Crianças e Adolescentes”.

A discussão contará com palestrantes do projeto E.S.S.E. Mundo Digital, da Nethics, da Safernet, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Instituto Dimicuida. Durante o encontro, os participantes poderão discutir casos e propor iniciativas para orientar profissionais e os próprios pais para evitar riscos à saúde física e mental das crianças e adolescentes que podem decorrer do contato com a internet. O SIG é coordenado por Evelyn Eisenstein, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Suzy Cavalcante, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e João Amaral, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Esta não é a primeira vez que uma temática delicada é debatida no grupo. Ao longo de dez anos, o SIG Saúde da Criança e do Adolescente desenvolveu um trabalho pioneiro, criando uma rede de colaboração para difusão de informações e discussões de casos clínicos por meio do mecanismo da teleconferência. Preocupados com o avanço do consumo de álcool por crianças e adolescentes, por exemplo, o projeto já produziu e divulgou, por meio da parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), um Manual de Orientação, voltado a profissionais que se deparam com casos de ingestão precoce de bebidas alcóolicas.

Como participar?

No Ceará, a sessão será transmitida na Sala de Vídeo do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC (NUTEDS). Interessados podem comparecer ao Núcleo para participar. Abaixo, segue o endereço.

Serviço: 100ª sessão do SIG Saúde da Criança e do Adolescente

Data: 21/09

Horário: das 11h às 12h30

Local: salas de vídeoconferência do NUTEDS/UFC