NUTEDS/UFC é destaque em produção científica na Rede UNA-SUS

O NUTEDS/UFC ficou em segundo lugar no quesito produção científica entre as instituições que compõem a Rede da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O resultado foi divulgado durante o XXII Encontro da Rede, realizado junto ao Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED).

Entre 14 instituições vinculadas, em sua grande maioria, à universidades federais, o Núcleo só perdeu para a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em número de trabalhos publicados em 2016. Foram 72 publicações da UFCSPA contra 54 da equipe do NUTEDS/UFC. Segundo o Coordenador Geral do Núcleo, Prof. Luiz Roberto de Oliveira, o resultado consolida o NUTEDS como centro de pesquisa com projeção nacional.

Além de desenvolver ações de capacitação de profissionais de saúde em todo o Brasil, o Núcleo participa de eventos científicos dentro e fora do país desde sua fundação, em 2009, e realiza mostras internas para apresentação dos trabalhos produzidos pelos membros ao longo do ano.

Soma-se a isso, novos desafios que devem ampliar o potencial do NUTEDS/UFC como centro de pesquisa. Um deles é a consolidação da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE). Criada pelo NUTEDS em 2016, a publicação está com submissões abertas para o 4º número, pleiteando indexação nas principais bases de dados de pesquisa. O Outro é a organização científica do XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), a ser realizada em Fortaleza próximo ano por proposta do Coordenador do Núcleo.

Outra vitória

Também foram divulgados os dados sobre evasão nos cursos oferecidos pela Rede UNA-SUS. Neste ponto, o NUTEDS/UFC garantiu a segunda colocação entres os demais núcleos da Rede, com uma taxa de quase 86% de aprovação em todos os cursos.