Criado pela Portaria n. 76 (2010), do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Dr. Jesualdo Pereira Farias, o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC) desenvolve e apoia uma série de projetos que visam promover a qualidade na assistência dos serviços de saúde e na capacitação dos profissionais da área por meio do uso de tecnologias digitais.

O Núcleo congrega diferentes ações. Algumas fruto de iniciativas próprias e outras realizadas em parcerias com entidades nacionais, como a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), o Programa Telessaúde Brasil Redes — ambos do Ministério da Saúde — e a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Parceria com a UNA-SUS

Atualmente, o NUTEDS/FAMED/UFC é o único núcleo no Ceará membro da Rede UNA-SUS, atuando especialmente na produção e na oferta de projetos educacionais com alcance nacional. Graças a esta parceria, três cursos de especialização e quatro capacitações já foram lançadas, muitas com ofertas regulares, beneficiando milhares de profissionais e estudantes da área da saúde em todo o país.

As especializações são voltadas para a formação dos profissionais atuantes no Programa Mais Médicos e no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). As capacitações são destinadas, no geral, para o público que atua na área da saúde (gestores, profissionais, estudantes, pesquisadores etc.).

Cursos de especialização – parceria UNA-SUS Total de vagas abertas
Curso de Especialização, Pesquisa e Inovação Saúde da Família Mais de 3.000 vagas abertas de 2010 a 2017
Curso de Especialização Saúde da Família
Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa
Cursos de capacitação – parceria UNA-SUS Total de vagas abertas
Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa Mais de 30.000 vagas abertas desde as primeiras ofertas
Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas
Introdução a Atenção Domiciliar
Intercorrências Agudas no Domicílio II

Parceria com o Telessaúde Brasil Redes

Funcionando nas dependências do NUTEDS/FAMED/UFC, o Núcleo de Telessaúde do Ceará na UFC atua em três frentes desde 2007:

  1. Teleducação: com ofertas regulares de cursos de capacitação. Ao todo, 18 cursos já foram abertos. As ofertas podem ser acessadas no site do Telessaúde Ceará (www.telessaude.nuteds.ufc.br).
  1. Teleconsultoria: atendendo mais de 150 municípios cearenses em até nove especialidades médicas: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Ginecologia, Enfermagem, Infectologia, Odontologia, Pediatria.
  1. Telecardiologia: Desde sua fundação, o Núcleo já realizou mais de 160 mil eletrocardiogramas pelo sistema de telecardiologia, disponibilizado para 30 municípios em diversas regiões do Ceará. Atualmente, quatro cardiologistas atuam diretamente no NUTEDS/FAMED/UFC para atender esta demanda.

Parceria com a Rede RUTE

Embora a parceria com a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) venha de longa data, desde 2017 o NUTEDS/FAMED/UFC passou a fazer parte oficialmente da Rede RUTE com a criação do SIG de Educação em Informática Biomédica no Brasil. O projeto é pioneiro no país e tem como objetivo promover o debate sobre o desenvolvimento de competência digital entre profissionais e estudantes na área da saúde para uso produtivo das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). As reuniões acontecem via webconferência todo mês, reunindo diferentes núcleos e pesquisadores da Rede.

Outras iniciativas

Além das ações na área da assistência e das ofertas educacionais, o Núcleo realiza projetos próprios, dentre os quais se destacam:

  1. A Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, lançada semestralmente desde 2016;
  2. O ciclo mensal de webconferências transmitidas nacionalmente sobre temas relacionados à Saúde, Educação e Tecnologia;
  3. O Canal NUTEDS/UFC no YouTube, repositório multimídia com webaulas, webpalestras e pequenos documentários;
  4. Grupo de Estudos, Pesquisa e Inovação em Informática Biomédica (GEPIB);
  5. Saúde Digital UFC: plataforma criada para fomentar o debate sobre Informática Biomédica e EaD em Saúde no Brasil, com dois fóruns para discussão (www.saudedigital.ufc.br).