Participação do NUTEDS na I Escola de Verão em Inteligência Artificial do Ceará

Entre os dias 17 e 19 de janeiro, pesquisadores, profissionais e estudantes cearenses estiveram reunidos em Canoa Quebrada – CE para participar da I Escola de Verão em Inteligência Artificial do estado. Promovido pelo Instituto Iracema Digital, HUB de inovação cearense, e realizado pelo projeto Aracati Digital, o evento se centrou em pelo menos dois eixos principais.

De um lado, busca-se a consolidação do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) no Ceará. De outro, estimula-se o potencial da Inteligência Artificial (IA) em ações desenvolvidas regionalmente, com ênfase no anúncio de um edital específico, a ser lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para fomentar laboratórios de IA em todo o Brasil.

O edital prevê a criação de pelo menos oito laboratórios do tipo no país. O desafio é garantir que o Nordeste e mais especificamente o Ceará entre na jogada. Por isso, reunir todos que possam ajudar. A ideia é definir um plano de trabalho para a participação do estado na empreitada, garantindo parte dos recursos previstos no edital do MCTIC para iniciativas locais, conforme defende o empresário ​Ricardo Liebmann, Diretor do Iracema Digital e um dos idealizados do encontro.

Área da saúde – a questão é em qual setor focar e, nessa perspectiva, a área da saúde está no páreo. Mas, afinal, qual o impacto da IA no futuro dos serviços e mesmo do ensino em saúdeO encontro representou uma boa oportunidade para discutir essas questões e é por isso que o NUTEDS marcou presença no evento.

Nosso coordenador geral, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, foi um dos convidados para a mesa redonda sobre Saúde Digital, realizada no dia 19 de janeiro. Ele dividiu a mesa com o também professor e pesquisador da Fiocruz-CE, Luiz Odorico Monteiro de Andrade. Ambos versaram sobre o potencial que as novas tecnologias representam para a educação em saúde, o mercado e os serviços na área.