Grupo de Estudos, Pesquisa e Inovação em Informática Biomédica

Você conhece o Grupo de Estudos, Pesquisa e Inovação em Informática Biomédica (GEPIB)? O grupo foi criado em 2009 como uma iniciativa do Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância em Saúde (NUTEDS), vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC), e é coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, docente da instituição.

Cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto conta com mais de 10 linhas de pesquisa e já ganhou projeção no cenário nacional. Segundo relatório levantado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), o GEPIB é um dos três grupos existentes nas regiões Norte-Nordeste a abordar temáticas no escopo da Saúde Digital, fazendo parte dos únicos 13 grupos de pesquisa com abordagens semelhantes em todo o Brasil.

O projeto trata de assuntos relacionados às Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) e ao ensino a distância em saúde, desenvolvendo pesquisas para fomentar a utilização das tecnologias digitais no curso de Medicina e nos demais cursos da área da saúde da UFC.

Atualmente, o grupo desenvolve, por exemplo, pesquisa para avaliar o nível de letramento digital de discentes do curso. Com isso, busca-se traçar estratégias para melhorar a formação dos estudantes, bem como para capacitação de docentes no uso dessas novas ferramentas, de modo a potencializar o ensino em saúde.

O grupo realiza encontros semanais, reunindo professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento. Ao todo, 20 membros estão cadastrados formalmente no GEPIB, criando uma rede interdisciplinar de pesquisa.

Interessados em participar podem entrar em contato pelo email nuteds.comunica@nuteds.ufc.br

Abaixo, elencamos as principais linhas de estudo abordadas:

• Avaliação em EaD em Saúde
  • Competências Informacionais e Situações de Aprendizagem
  • Ensino a Distância (EAD) em Saúde
  • Ensino de Telemedicina e Teleinformática em Saúde
  • Games e Gamificação em Educação em Saúde
  • Gestão e Análise Econômica em EaD online na Saúde
  • Informática Biomédica, Metodologias Ativas de ensinoa-prendizagem na formação profissional em saúde
  • Modelização do Conhecimento de Informação
  • Políticas de Informação em Saúde