NUTEDS e Rede RUTE inauguram unidade de Telemedicina da FAMED/UFC no dia 11 de maio

Neste mês, o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) e a Rede Universitária de Teledicina (RUTE), inauguram o primeiro núcleo de Telemedicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC). A inauguração acontece dia 11 de maio, às 10h.

Com a inauguração, o NUTEDS passa a fazer parte de uma rede nacional de instituições cujo objetivo é fomentar projetos de telemedicina no país. A Rede RUTE é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A inauguração da unidade RUTE no NUTEDS/FAMED/UFC acontece durante a Semana da Saúde UFC 2017. A cerimônia de inauguração será presencial, no NUTEDS, e por videoconferência com a participação de convidados nacionais e internacionais. Interessados em acompanhar  podem comparecer à sala de vídeo do NUTEDS no dia e horário definidos.

Sobre o Núcleo RUTE no NUTEDS

Embora ainda não tenha sido inaugurada oficialmente, a unidade de Telemedicina NUTEDS/FAMED/UFC já deu início a alguns projetos. Em abril, começou a operar o 1° SIG de Educação em Informática Biomédica do Brasil. Os SIGs (do inglês Special Interest Groups) são uma iniciativa da Rede RUTE para promoção de debates, discussões de caso e até aulas à distância, por video ou webconferência, estimulando a integração e a capacitação entre profissionais de saúde em diferentes níveis de formação profissional. O SIG de Educação em Informática Biomédica deve acontecer na última quinta-feira de cada mês, das 8h30 às 10h, por webconferência (calendário e link aqui).

Além do SIG, o núcleo de telemedicina do NUTEDS/FAMED/UFC busca desenvolver o Campus Digital de Ensino e Pesquisa em Saúde da UFC, que será inaugurado também no dia 11 de maio. Ambas as iniciativas devem estimular o desenvolvimento de competência digital entre profissionais e estudantes na área da saúde, para uso produtivo das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), de modo a melhorar o letramento digital e informacional já a partir dos cursos de graduação.

Sobre a Rede RUTE

A Rede Universitária de Telemedicina – RUTE, é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), hoje presente em universidades e hospitais universitários (HUs) e de ensino em todo o país, visando apoiar o aprimoramento de projetos de telemedicina já existentes e aprimorar futuros trabalhos institucionais na área.

Endereço NUTEDS

O NUTEDS fica no Bloco Didático da Faculdade de Medicina da UFC, Rua Professor Costa Mendes, 1608 – Rodolfo Teófilo – Fortaleza-CE. Térreo CEP: 60430-140.