Menu fechado

Notícias

UNA-SUS e NUTEDS completam 10 anos de parceria

Para cada dia de existência, um dia de parceria. Em 2020, o NUTEDS e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) celebram 10 anos de uma parceria fundamental para o desenvolvimentos de projetos nas áreas de educação em saúde, tanto no Ceará quanto no Brasil. O Núcleo é um dos membros fundadores da Rede UNA-SUS, que atualmente integra mais de 30 instituições.

Desde 2010, a parceria firma um caminho que começou com a oferta de cursos rápidos para capacitação de profissionais de saúde, fortalecendo o uso das novas tecnologias e da educação a distância na área. Em 2020, a retrospectiva mostra dados empolgantes de uma trajetória marcada por projetos de ensino e ações de pesquisa voltados para educação permanente e para melhoria do serviço de saúde pública no país.

Nos últimos dez anos, por exemplo, o NUTEDS e a UNA-SUS beneficiaram mais de 6.000 profissionais com a oferta de quatro cursos de especialização, destinados especialmente aos participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e do Programa Mais Médicos (PMM). Entre as capacitações rápidas, milhares de participantes concluíram ofertas que chegam a 20 mil inscritos.

Atenção domiciliar, intercorrências agudas, saúde da pessoa idosa, saúde das populações do campo, da floresta e das águas são apenas alguns dos temas abordados nos últimos anos em ofertas educacionais. Um trabalho que envolve monitoramento, gestão pedagógica e avaliação, fatores decisivos para redução das taxas de evasão entre os participantes. Neste ponto, o NUTEDS mantém uma das menores taxas da Rede. Em 2016, por exemplo, o Núcleo obteve a segunda colocação entres os demais núcleos, com uma taxa de quase 86% de aprovação em todos os cursos.

Do ensino a pesquisa

Na área da pesquisa, o NUTEDS se firma como um dos principais polos científicos da Rede UNASUS há quatro anos, quando ocupou o segundo lugar no quesito produção científica entre os membros da Rede.

Há razões para isso. Uma delas é a consolidação da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE). Criada pelo NUTEDS em 2016, a publicação já dedicou uma edição especial aos projetos da UNA-SUS e deve lançar outra em 2021, novamente abrangendo todos os núcleos membros.

Outra razão é a participação anual do NUTEDS nas produções da própria Rede, a exemplo do tradicional livro sobre experiências exitosas da Rede UNA-SUS. A última edição foi lançada entre no 26º Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), realizado entre 07 e 11 de dezembro. O evento reuniu todos os núcleos parceiros e marcou os 10 anos de existência da instituição.

A obra apresenta relatos de experiências de todos os núcleos colaboradores ao longo desses 10 anos. Composto por 30 capítulos, um deles escrito por membros do NUTEDS, o livro está disponível e é o maior já lançado pela Rede, com mais de 500 páginas, um exemplo a mais de que ainda há margem para mais algumas décadas de muito trabalho.

Sobre a Rede UNA-SUS

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede é constituída por 35 instituições públicas de educação superior, conveniadas ao Ministério da Saúde e credenciadas pelo Ministério da Educação, para a oferta de educação a distância. A articulação entre essas instituições permite um maior intercâmbio de experiências e conhecimentos em proveito da melhoria da cooperação para desenvolvimento de ações educacionais de alcance nacional.

Segundo dados públicos sobre a Rede, a UNA-SUS possui mais de 2 milhões de matrículas, e um total de mais de 250 cursos ofertados em todo território nacional. Hoje, as ofertas educacionais cobrem cerca de 98% dos municípios brasileiros, sendo que aproximadamente 50% dos profissionais capacitados são oriundos da Atenção Básica.