Notícias

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS) e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançaram mais uma edição do curso “Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas”. Cinco mil vagas estão disponíveis para todo o país. Esta é a sexta oferta do curso, que já capacitou cerca de 20 mil pessoas em todo o Brasil.

A oferta é destinada sobretudo aos profissionais de saúde, potencializando sua compreensão sobre o modo de vida e adoecimento dessas populações, tendo em vista o trabalho, o ambiente e as especificidades de cada território. A ideia é incorporar práticas de cuidado à saúde no processo de trabalho desses profissionais, considerando os determinantes sociais da população atendida.

Como se inscrever

O público alvo são os profissionais de saúde atuantes da Atenção Básica, mas também podem participar demais interessados no tema, independente da área de formação, incluindo gestores do SUS, conselheiros de saúde e lideranças e ativistas ligados à temática do campo, da floresta e das águas. As inscrições ficam abertas até o dia 31 de dezembro. Para se inscrever, o candidato deve acessar o link abaixo. Após a inscrição, o curso já pode ser iniciado.

CLIQUE AQUI para se inscrever

Sobre o curso

O curso “Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas” é ofertado na modalidade EaD (autoinstrucional), com carga horária de 45h e dará direito à certificação. O conteúdo das aulas está dividido em três módulos. A primeira unidade deve abordar os modos de vida e a situação de saúde dessas populações. A segunda unidade leva em consideração aspectos de vigilância e da promoção da saúde. Na terceira unidade, deve-se discutir a atenção à saúde e às práticas de cuidado.

De acordo com o IBGE, mais de 15% da população brasileira reside em localidades rurais. Além disso, diversos estudos apontam que as condições de saúde das pessoas que vivem ou trabalham no camposão mais precárias se comparadas com aquelas da população urbana, especialmente no que se refere às limitações de acesso aos serviços de saúde e às deficiências em saneamento ambiental.  Isso também ocorre com outras populações que têm seus modos de vida e produção relacionados com a terra, como extrativistas, ribeirinhos, pescadores e raizeiros.

Mais informações: http://www.nuteds.ufc.br / Tel: (85) 3366.8055 / Email: cursos@nuteds.ufc.br ou nuteds.comunica@nuteds.ufc.br