A comitiva, composta por cinco profissionais, conheceu os espaços e atividades do Núcleo na última quinta-feira, dia 18 de abril
Esta semana foi bastante frutífera para o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, pois além da visita dos representantes do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD) do Ministério da Saúde na última segunda-feira (15), também recebeu a equipe da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFC (PRAE/UFC).
O objetivo da visita foi conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Nuteds na área da telessaúde. Por isso, o coordenador do Núcleo, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, apresentou as ações e as equipes que desenvolvem cada atividade. Segundo ele, essa aproximação com os departamentos e Pró-reitorias da UFC fortalecem e viabilizam essas ações. “Estamos com esse projeto do Centro Clínico de Telessaúde à disposição de toda a comunidade acadêmica e da população, mas para funcionar a contento, é necessário contar com o apoio de diversos setores que fazem parte da Universidade, cada um colaborando de acordo com a sua expertise. Só assim conseguiremos entregar um serviço completo e de qualidade”, explicou.
O diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. Dr. João Macedo, também acompanhou a visita da comitiva. Para ele, a possibilidade de um trabalho em conjunto entre a FAMED, por meio do Nuteds, e a PRAE é muito promissor. “Essa parceria resultará em um grande avanço no atendimento de saúde dos estudantes, sobretudo aqueles do interior, que passarão a dispor de acesso remoto a um profissional de saúde, resolvendo assim muitos problemas sem a necessidade de deslocamento para Fortaleza”, afirmou.
Durante a visita, os representantes da PRAE relataram algumas necessidades de atendimento aos estudantes na área da saúde, e que esse contato com o Nuteds veio como resposta para solucionar essa carência.
De acordo com o pró-reitor de Assistência Estudantil, Prof. Dr. Bruno Rocha, a telemedicina já era uma demanda da PRAE, pois há dois meses eles firmaram um convênio com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para a ampliação do acesso dos alunos ao serviço de promoção à saúde, para que eles sejam cadastrados no sistema do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC), com a disponibilização de prontuário e receituário eletrônicos. Segundo ele, o primeiro passo será o treinamento dos profissionais do Centro de Especialidades Médicas da UFC (CEMUFC) em telemedicina, nas perspectivas do que o Núcleo propõe e promove. “Depois, será necessário formular qual é a demanda que as unidades do interior têm, para que possamos elaborar o melhor modelo de atenção ao estudante mediado pelo trabalho de excelência que o Núcleo faz”, concluiu.
Para dar prosseguimento ao diálogo e planejar os próximos passos da parceria, outras reuniões serão marcadas entre os setores envolvidos.