Menu fechado

Aula marca o início do curso de especialização em Medicina de Família e Comunidade

O evento foi transmitido pelo Canal DATASUS, do YouTube, nesta quarta-feira (27)

Antes das falas, foi realizada homenagem à Paulo Dantas, membro do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco – (Cosems/PE), que faleceu ontem (26).

A especialização é ofertada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde, em conjunto com a Fiocruz e as Universidades que compõem a Rede UNA-SUS, e é destinada aos profissionais do Programa Mais Médicos a partir do 28° ciclo. Eles devem atuar no Ceará, Paraíba e Pernambuco. 

No Ceará, o curso será ofertado pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira. 

Fizeram parte da mesa de abertura do encontro o coordenador Francisco de Assis Rocha Neves, da Coordenação Geral de Expansão e Educação em Saúde; a diretora da Fiocruz/Brasília, Fabiana Damásio, que é também secretária executiva da Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS; e o diretor de Programas Felipe Proeço, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. De forma remota, participaram o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Zeliete Zambon; a secretária Isabela Pinto, da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; e o secretário Nésio Fernandes, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. 

Conforme dito durante a abertura do evento, “o aperfeiçoamento de médicos se dará em conformidade com a estratégia nacional de formação de especialistas em Saúde, que integra  os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no Sistema Único de Saúde – SUS no contexto da educação permanente”.  

O início do período letivo está previsto para o dia 15 de janeiro de 2024.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para pmm@nuteds.ufc.br ou pmmsuporte@nuteds.ufc.br