Menu fechado

Campanha de saúde pública faz alerta sobre a anemia, leucemia e sensibiliza a população para a doação de sangue

O vermelho da campanha simboliza a doação de sangue e a cor laranja faz um alerta sobre a anemia e a leucemia

Ambas as cores nos fazem refletir sobre a importância de estar sempre atento(a) ao nosso sangue: se está tudo bem com ele, a ideia da campanha é contribuir, sensibilizando a população para a doação em um dos centros de coleta espalhados por todo o Brasil. No Ceará, a doação pode ser feita em uma das unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). Se há algo errado com o sangue, como a detecção de uma anemia ou leucemia, por exemplo, o intuito é esclarecer às pessoas que há tratamento. Quanto mais cedo o diagnóstico é dado, mais chances de cura. 

Para contribuir com esses assuntos, o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, realizou em fevereiro deste ano um webinar com três profissionais da saúde, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da doação de sangue e dos sintomas e tratamentos da leucemia. 

Os médicos convidados para o evento virtual foram: a Dra. Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce, que também é médica hematologista do Instituto Dr. José Frota (IJF) e professora do Curso de Medicina do Unichristus; a Dra. Viviany Viana, médica cancerologista e hematologista pediátrica do Centro Pediátrico do Câncer do Hospital Infantil Albert Sabin; e o Dr. Fernando Barroso, presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), chefe da Hematologia e TMO do Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC e professor da Faculdade de Medicina da UFC. 

Para assistir ao vídeo, disponível no canal do Nuteds no YouTube, CLIQUE AQUI.