Coordenador do NUTEDS defende estratégias para preencher lacunas na área da Saúde Digital e apresenta mascote do Núcleo no II Fórum de Saúde no Trabalho Fecomércio

O Nut-e também será utilizado como avatar do chatbot que o Nuteds está desenvolvendo e que em breve estará disponível para o público

O Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza-CE, foi o ponto de encontro de profissionais e estudantes da área da saúde, do comércio e demais interessados no assunto, durante os dias 23 e 24 de novembro. O evento foi promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará – Fecomércio. Foram momentos de muita troca de experiências e informações acerca das inovações em saúde e tendências de mercado, com espaço para falar sobre a formação acadêmica dos profissionais da saúde e a importância da disciplina de Saúde Digital fazer parte da grade curricular obrigatória dos estudantes dos Cursos de Medicina. Essa foi a bandeira levantada pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC), durante o evento promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Ele fez críticas aos órgãos educacionais do Brasil que ainda não reconhecem a Saúde Digital como área de conhecimento científico.

O coordenador também citou algumas estratégias para sanar essas lacunas, como convergir centros de formação, utilizar a educação a distância online e incentivar mais a produção de pesquisas durante e após a formação acadêmica. Em relação à formação e pesquisa, o Núcleo está desenvolvendo um chatbot que poderá ajudar estudantes e profissionais da área da saúde que têm dúvidas sobre nomenclaturas e informações ligadas à Saúde Digital. De acordo com o professor, isso facilitará o aprendizado dos estudantes e trabalhadores da área. “Muitos estudantes, durante as aulas, por exemplo, apresentam algumas dúvidas que são semelhantes às dúvidas de outros colegas. O chatbot estará preparado para dar essas respostas pré-programadas”, explica.

O avatar do chatbot, que está sendo desenvolvido pelo programador Flávio Alves, é o mascote Nut-e. A arte foi feita pelo webdesigner Márcio Gurgel, que se inspirou na personagem EVA, do filme de animação WALL-E, uma produção americana, de 2008, produzida pela Pixar Animation Studios. De acordo com Gurgel, o mascote será utilizado em peças de divulgação e nos materiais didáticos produzidos pela equipe do Nuteds. “O Nut-e ‘nasceu’ para representar o Núcleo, atuando na divulgação de ações realizadas pelo Núcleo, seja em material impresso, digital ou audiovisual, além de ser o avatar do chatbot”, explicou.

Também participaram da mesa temática “Tecnologias inovadoras em saúde e tendências de mercado”, juntamente com o coordenador Dr. Luiz Roberto, a Dra. Magdala Novaes, professora titular de Informática em Saúde e docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a gerente de Negócios Leticia Rodrigues, do Instituto SENAI de Inovação – Sistemas Avançados em Saúde, localizado na capital baiana. Ela é Dra. em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O momento foi mediado pelo Dr. Josete Malheiro, secretário de Saúde do Município de Eusébio.

Durante o evento, outra novidade foi trazida, dessa vez pelo palestrante Pedro Meneleu, CEO do Grupo Instituto do Câncer do Ceará (ICC), que falou sobre “Estratégias inovadoras na gestão de saúde: da telemedicina à genética”. Ele anunciou, em primeira mão, que a partir de agora a cirurgia robótica já é uma realidade no Sistema Único de Saúde aqui no Ceará, um grande avanço para a saúde da população, e que deve ser comemorada por todos.

De acordo com o superintendente do Sistema Fecomércio, Henrique Javi, que também é diretor Regional do Serviço Social do Comércio – Sesc, a ideia do evento surgiu de uma conversa, durante um almoço, com o presidente da Federação, Luiz Gastão, no final do período pandêmico, e que agora ele já faz parte do calendário anual da entidade. “A primeira edição foi mais voltada para as experiências vivenciadas no pós-Covid, e agora essa edição traz a tecnologia como elemento construtor”, explica. Ainda, segundo ele, havia um grande questionamento sobre como seria possível fazer as pessoas pensarem na saúde e no desenvolvimento econômico não em lados opostos, mas conversando o tempo inteiro, desenvolvendo o ser humano no máximo do seu potencial. “Eu costumo dizer que hoje em dia ninguém quer pensar na aposentadoria. Hoje as pessoas estão chegando aos 70 anos produtivas e ativas. Elas querem fazer mais, querem estar entregando mais (produtividade), graças às tecnologias de saúde. Então, também precisamos saber como podemos continuar entregando (a produtividade) aos 70, aos 80, aos 100 anos… Isso aí que é o grande mérito de um debate desse tipo. E não é o produzir por produzir. É o produzir para se sentir humano, capaz, e se sentir cada vez melhor no mundo que a gente tem”, conclui.

Para a diretora Sabrina Veras, da Diretoria de Programação Social do Sesc, o Sistema Fecomércio tem uma grande responsabilidade social perante à população, e a área da saúde permeia o bem-estar da sociedade. “O objetivo do evento é que as pessoas que trabalham com o tema saúde se encontrem e possam visualizar possibilidades de melhorias para sociedade como um todo”, afirma.

A III edição do Fórum, segundo os organizadores, deverá ocorrer também no segundo semestre de 2024. O tema e os nomes dos palestrantes serão definidos ao longo do próximo ano.