DIGILIGA divulga resultado da seleção para novos ligantes

No total, foram 10 inscritos de cursos ligados à área da Saúde, tendo sido selecionadas duas candidatas, ambas de universidades e estados diferentes.

Os integrantes da Liga de Saúde Digital (DIGILIGA), além do coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC, o professor Dr. Luiz Roberto de Oliveira, juntamente com a organizadora da seleção, Maria Mirislene Vasconcelos, entrevistaram, na manhã do dia 1º de setembro, os candidatos inscritos para comporem a equipe do projeto de extensão.

Conforme o Edital, lançado em agosto, os interessados em participar do processo seletivo preencheram um formulário online, com dados pessoais e um miniprojeto viável, para que possa ser desenvolvido posteriormente pelo grupo. Durante a entrevista, que foi realizada de forma remota, os inscritos puderam defender suas ideias e apontar a viabilidade das propostas.

As selecionadas foram a estudante Cecília Brito Almeida, que está no oitavo semestre do Curso de Enfermagem, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e a professora Manuela de Souza Calado, docente e coordenadora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU OLINDA), em Pernambuco. Atualmente ela ministra as disciplinas de Desenvolvimento pessoal e trabalhabilidade, Saúde coletiva e Integração ensino-serviço (ou estágio supervisionado). Ela também é professora do Curso de Farmácia, ministrando a disciplina de Biofísica.

A DigiLiga é um projeto de extensão cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PREX) desde 2019.  De acordo com o professor Dr. Luiz Roberto de Oliveira, o seu principal objetivo é ajudar os integrantes a desenvolverem competências digitais e desempenhá-las bem na sociedade em que vivem. “Além das funções médicas, que eles aprendem nas aulas na Universidade, estes futuros médicos precisam possuir habilidades de comunicação e das tecnologias, além de desenvolverem o espírito crítico e senso ético relacionados às práticas da Saúde Digital, para que, desta forma, possam melhor contribuir com o mundo, após sua formação”, afirma.

Inscreveram-se estudantes e professores de Cursos como Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia da UFC e de outras Instituições de Ensino Superior, inclusive de outros estados. Segundo a organizadora da seleção e colaboradora do Nuteds/Famed/UFC, Maria Mirislene Vasconcelos, é importante ter em mente que a DigiLiga é um laboratório para todos os envolvidos no projeto. “Quem participa tem uma experiência única, pois aqui eles têm a possibilidade de estar em contato com profissionais renomados nas mais diversas áreas da saúde e com um diferencial, que é justamente a expertise da Saúde Digital”, explica.

Segundo José Weverton Alves de Lima, aluno do 5º semestre do Curso de Medicina da UFC e  integrante da DigiLiga desde 2022, é importante que o indivíduo esteja atento às informações e atualidades que permeiam a saúde de uma forma geral. “Somos um grupo, irei além, somos uma família que trabalha em conjunto pela implementação das tecnologias nos ambientes onde a saúde está inserida. O estudante faz parte também da Liga de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva da instituição.

Os selecionados, assim como os antigos membros da DigiLiga, terão diversas atribuições a serem desempenhadas dentro do Núcleo, colaborando com as ações desenvolvidas pelo Nuteds/Famed/UFC. Para o momento, a principal ação dos integrantes é a organização da IV Jornada Acadêmica de Educação em Saúde Digital (JAESD), que deve ocorrer nos dias 5, 6 e 7 de outubro deste ano. Nos próximos dias, serão marcadas reuniões para dirimir as necessidades para a realização do evento, que é realizado de forma remota, e tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica das diversas possibilidades de atuação da Saúde Digital, viabilizadas e potencializadas pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC).

As reuniões ordinárias da DigiLiga ocorrem às quintas-feiras, entre 12h e 14h, no andar térreo do prédio da Unidade Didática da FAMED, onde está localizado o Nuteds. O início das atividades para estes novos membros será a partir do dia 14 de setembro, durante a próxima reunião semanal, quando eles serão apresentados aos demais participantes da DigiLiga e aos colaboradores do Núcleo.