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DigiLiga divulga resultados da IV JAESD

Os proponentes dos cinco trabalhos científicos premiados no evento devem adequar os documentos às diretrizes de publicação na REDISTE até o dia 7 de dezembro deste ano

A IV Jornada Acadêmica de Educação em Saúde Digital (JAESD), promovida pela Liga de Saúde Digital (DigiLiga) e pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a coordenação do professor Dr. Luiz Roberto de Oliveira, recebeu 13 trabalhos científicos de várias instituições de ensino superior do Brasil. Destes, cinco foram selecionados para publicação na Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais – RESDITE, periódico científico organizado pelo Núcleo.

Estudantes, professores, profissionais da área da Saúde e interessados em geral, de estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, além do Ceará, totalizando 188 inscrições, tiveram a oportunidade de, durante três dias (5, 6 e 7 de outubro) da IV JAESD, aprender e compartilhar novos conhecimentos sobre Saúde Digital. Os participantes também garantiram 20 horas de atividade complementar para agregar ao currículo acadêmico. Já os logins e senhas para os acessos à plataforma de cursos Estratégia Med foram enviados aos inscritos por e-mail.

O coordenador do evento, professor Dr. Luiz Roberto de Oliveira, avalia como positiva a IV edição da JAESD, uma vez que conseguiu reunir muitas pessoas para discutir esse assunto, que envolve os impactos e possibilidades que as ferramentas digitais trazem para melhorar a qualidade e ampliação do atendimento e humanização da saúde no nosso país. “É de extrema importância que os estudantes da área da saúde de hoje estejam envolvidos e compreendam a importância dessa transformação digital que está ocorrendo no Brasil e no mundo”, esclarece. O professor fala também sobre os preparativos para a V JAESD. “Desde já, estamos nos organizando para fazer os contatos, preparar identidade visual do evento, para que no próximo ano, tenhamos uma maior participação de inscritos”, esclarece.

De acordo com o ligante José Weverton Alves de Lima, estudante do Curso de Medicina da UFC, e um dos organizadores do evento, sempre há muitas dificuldades na construção de trabalhos grandes e extensos, e com a Jornada não foi diferente. “Para organização, precisamos desde técnicos, que ficam monitorando atrás das câmeras, até os palestrantes. Contatos, programação, mudanças de cronograma, ajustes de plataforma e parcerias, todos os pontos apresentam sua complexidade e trabalho em conjunto”, afirma.

O evento contou com a participação de webconferencistas estudiosos na área da Saúde Digital. Segundo outra organizadora do evento, Maria Mirislene Vasconcelos Ferreira, mestre em Telemedicina e Telessaúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e designer instrucional do Nuteds, trazer a experiência desses profissionais durante os três dias foi muito importante para promover a troca de conhecimentos. Ela fala também de um ponto que precisa ser melhorado: a falta de adesão dos estudantes da UFC. “Nessa edição, percebemos uma maior participação de estudantes de outras universidades. Isso é muito bom, mas também é importante ter uma boa representatividade dos estudantes da instituição que está promovendo o evento, no caso, a UFC”, explica.

A aluna do terceiro semestre do Curso de Medicina da UFC, Campus Sobral, Larissa Sousa Ramos, é uma das cinco proponentes premiadas selecionadas para publicar o artigo científico na RESDITE. De acordo com a estudante, a premiação é muito importante tanto para ela quanto para os coautores da proposta intitulada “Apoio virtual para a saúde durante a jornada gestacional: relato de experiência da usabilidade do chatbot”. “É uma oportunidade singular de publicizar a ideia da minha equipe que trabalhou em conjunto para a lapidação do trabalho. Essa publicação servirá não só para fins de currículo e pontuação na Residência Médica futuramente, como também nos ajudará a fortalecer a importância da pesquisa durante a trajetória acadêmica”, comemora a estudante, que aproveita para agradecer e parabenizar todos os envolvidos no evento.

A supervisora pedagógica do Nuteds, Ivana Cristina Vieira de Lima Maia, doutora em Enfermagem pela UFC, uma das avaliadoras dos trabalhos científicos. Para ela, o momento da apresentação dos trabalhos foi de grande aprendizagem também. “As principais considerações realizadas para melhoria dos resumos foram relacionadas ao maior detalhamento da metodologia, de maneira a promover o maior rigor metodológico”, pontua.

Os cinco proponentes que tiveram seus trabalhos científicos premiados na IV JAESD devem ler as diretrizes para submissão de artigos na RESDITE, disponíveis neste link: http://periodicos.ufc.br/resdite/information/authors, e enviar o documento até o dia 7 de dezembro deste ano.

As webconferências e apresentações de trabalhos estão disponíveis no canal do Nuteds, no YouTube. Desta forma, quem se inscreveu, mas não conseguiu participar de forma síncrona, poderá, de forma assíncrona, assistir e conquistar o certificado de 20 horas complementares. Para isso, é necessário ficar atento(a) às palavras-chave disponíveis em cada palestra e inseri-las no formulário de frequência até o dia 14 de outubro.

Confira os proponentes e seus respectivos trabalhos selecionados na IV JAESD:

Antônio Diego Costa Bezerra (UECE) – Da ideação ao desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial para predição de sepse: relato de experiência;

Felipe Chen (UNIFESP) – Registro de saúde eletrônica pessoal no Brasil: suas propriedades e tecnologias envolvidas;

Larissa Favaro Redondo (UNIFESP) – Classificação de exames de cardiotocografia usando modelagem por inteligência artificial;

Larissa Sousa Ramos (UFC) – Apoio virtual para a saúde durante a jornada gestacional: relato de experiência da usabilidade do chatbot;

Maria Elisabete Salvador (UNIFESP) – Inteligência artificial em apoio à promoção de saúde, predição de riscos de abusos, violência, doenças e agravos de mulheres, idosos e a população LGBTQIA+ em situações de vulnerabilidade social e emocional.