Menu fechado

Diretor do DESD visita Nuteds e grava podcast sobre assuntos ligados à Saúde Digital 

Além do diretor, Dr. Cleinaldo Costa, também participou da visita o consultor e gerente de projetos, Paulo Setúbal

Na tarde da última segunda-feira (15), a equipe do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, recebeu dois profissionais do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD), ligado à Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde: o diretor da pasta, Dr. Cleinaldo de Almeida Costa, e o consultor e gerente de projetos, Paulo Setúbal. 

Na oportunidade, o coordenador do Nuteds, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, apresentou a equipe de colaboradores, os projetos desenvolvidos e os espaços do Núcleo, especialmente as instalações do Centro Clínico de Telessaúde. De acordo com o coordenador, falta pouco para que o Centro Clínico possa iniciar suas atividades. “A reforma do prédio já foi concluída, faltando agora conseguirmos as parcerias necessárias em relação à alocação dos médicos especialistas para o atendimento das teleconsultas e teleinterconsultas”, afirma. Ele explica também que o equipamento tem como principal objetivo abreviar o tempo de espera entre a consulta do paciente no serviço público de saúde e a entrega de um diagnóstico preciso e seguro feito por um médico especialista. “Sem sombra de dúvidas, poderemos contribuir e muito com o SUS e com toda a população mais carente”, conclui.  

O Centro Clínico de Telessaúde do Nuteds conta com duas salas reservadas para teleconsultas (atendimento médico com a presença do paciente, contendo um computador em cada uma delas), uma sala com 6 computadores para teleinterconsultas (atendimento entre médico generalista e especialista, com ou sem a presença do paciente) e um laboratório de informática com 20 computadores, que serão utilizados por estudantes e profissionais dos cursos de Medicina da UFC, seja da graduação ou da pós-graduação.

Para o diretor do DESD, Dr. Cleinaldo Costa, o Nuteds é uma referência quando se trata de capacitação de profissionais da área da saúde, na modalidade de educação a distância, e tem desenvolvido atividades que favorecem a transformação da Saúde Digital. “É um Núcleo muito forte, foi um dos primeiros no país, e que tem hoje condições de nos apoiar, de forma muito importante, seja fortalecendo o Programa Mais Médicos, seja em parceria com a UNA-SUS, seja no desenho e na execução de diversas atividades de Saúde Digital, incluindo, nesse cenário, a educação a distância, em que o Nuteds é muito forte”, declarou. 

Após a visita, o diretor gravou um episódio do Pod+Saúde, o podcast da web rádio do Nuteds, que deve ir ao ar em breve. Em entrevista, ele fez uma avaliação do primeiro ano de trabalho à frente do Departamento. Ele explicou que quando chegou à pasta, havia apenas 10 Núcleos de Telessaúde no Brasil. Depois, outros 14 foram inaugurados, totalizando 24 equipamentos em atividade no momento. A expectativa é de que até 2026, esse número chegue a 52, sendo dois Núcleos em cada estado brasileiro.