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Disciplina “Introdução à Saúde Digital” discute os conceitos e o uso das tecnologias digitais na educação médica

Os estudantes matriculados na disciplina demonstraram bastante entusiasmo e disposição ao conhecer as propostas da cadeira 

A disciplina é ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. O docente é também coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade da instituição (NUTEDS/FAMED/UFC). Durante a aula, ele fez um resgate dos processos e discussões acerca da nomenclatura dessa forma de atuação na Medicina até chegar ao consenso de ser chamada Saúde Digital. Ele explicou que, anteriormente, já haviam sido utilizados termos como “computação médica em saúde”, “informática médica em saúde”, “informática biomédica” e “E-saúde”. O termo Saúde Digital é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo sido aprovado na 71ª edição da Assembleia Mundial da Saúde (AMS), realizada em 2018, em Genebra, na Suíça.

Segundo o Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, essa cadeira é fundamental para que os discentes não cheguem ao mercado de trabalho sem terem tido o conhecimento necessário sobre o que é Saúde Digital. “O médico sempre precisou se adequar às tecnologias que surgiram para facilitar sua própria vida e a de seus pacientes. Com as Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) não pode ser diferente. Por isso é fundamental que esses futuros profissionais, durante a graduação, conheçam os conceitos, a história, os processos de implantação da telessaúde e telemedicina no Brasil, inclusive, conhecer as leis que regem esses sistemas”, explica. Ele se refere à Lei 14.510/2022, que autorizou a teleconsulta no Brasil, e à Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, que garante ao paciente o sigilo de seus dados, em especial os denominados dados sensíveis, muito frequentes na área da saúde, que estão relacionados à convicção religiosa, origem racial ou étnica, moléstias existentes, opções sexuais, entre outros. 

O estudante José Igor Lima Pereira, do primeiro semestre do Curso de Medicina, destaca que as aulas serão muito importantes para o seu aprendizado em relação às tecnologias digitais para a Saúde, devido ao fato de que elas influenciam e vão influenciar a forma de abordar a saúde como um todo. “Acho isso muito importante, pois, como foi dito pelo professor Luiz Roberto, a forma como os profissionais tratam os dados dos pacientes, e têm acesso, tem grande influência no decorrer do tratamento em si. Além disso, as suas diversas aplicações podem tornar toda a jornada em saúde, do paciente e do médico, mais eficiente e satisfatória”, afirma com entusiasmo. 

As aulas da disciplina “Introdução à Saúde Digital” são ofertadas no final de cada semestre.