Doações solicitadas no I Simpósio sobre HIV/Aids continuam sendo recebidas no Nuteds até o dia 11 de dezembro

As doações serão entregues aos moradores da Casa Sol Nascente, que abriga pessoas que vivem com HIV/Aids. A Casa fica no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão, em Fortaleza

Além desse gesto concreto de amor e solidariedade ao próximo, os dois dias de evento foram de muito aprendizado e descobertas, inclusive em relação às novas nomenclaturas. Você sabia que os termos “camisinha masculina e feminina” já estão ultrapassados? E dizer que alguém que testou negativo está “limpo” do vírus reforça o estigma de pessoas que vivem com a doença? Além desses, tem muitos outros. Para quem não pode participar de forma presencial ou online, é possível assistir todos os momentos acessando os links dos vídeos disponíveis no final da matéria.

O evento, que teve como tema “Entendendo as vulnerabilidades e as oportunidades de prevenção e tratamento”, foi realizado entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro pela Rede de Ações Posithivas e Combate ao Estigma (REAPCE), sob a coordenação da Profa. Dra. Lisandra Damasceno, com o apoio da Sociedade Cearense de Infectologia (SCI) e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira. A REAPCE é um projeto de extensão do Departamento de Saúde Comunitária da FAMED/UFC, aberto a todos os estudantes graduandos de qualquer curso da área da saúde da Universidade.

A abertura do Simpósio foi realizada no período da tarde, com a palestra da Profa. Dra. Lisandra Damasceno, coordenadora da REAPCE/UFC e presidente da Sociedade Cearense de Infectologia (SCI). Ela fez um resgate do surgimento da infecção pelo HIV, apresentando os casos e evidências na literatura, que antecedem o ano de 1983, até os dias atuais.

Em seguida, três palestrantes deram as suas contribuições: o Dr. Roberto da Justa, professor da UFC e as enfermeiras Janete Romão, do Centro de Testagem e Aconselhamento Carlos Ribeiro, e Bruna Freitas, da Casa Sol Nascente. Em seguida, houve um breve debate sobre os assuntos expostos.

Já no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, 1° de dezembro, os participantes puderam conferir três palestras com os seguintes profissionais: o cientista social Rômulo Rocha, coordenador do Grupo de Trabalho em HIV/AIDS do Observatório de Políticas Públicas – OPP Saúde/UFC, e duas profissionais do Hospital São José: a enfermeira Lívia Parente e a psicóloga Niveamara Barroso. Logo após, houve um breve debate.

Finalizando as atividades da manhã, o público assistiu a apresentação teatral “Fronteira”, dirigida e produzida por Rhamon Matarazzo, a partir de suas experiências de vida. A peça, encenada por estudantes da Residência Integrada em Saúde (RIS), da equipe multiprofissional do Hospital São José, emocionou o público que estava presente, no Auditório Multifuncional do Nuteds, e recebeu muitos elogios dos internautas.

Após a pausa para o almoço, no período da tarde, foi a vez de falar acerca das estratégias de prevenção, incluindo duas tecnologias em saúde: a PrEP e a PEP, com o cientista social Rômulo  Rocha, a enfermeira Lívia Parente e os médicos Dr. Luís Arthur Brasil e Dr. Matheus Lavor. Em seguida, houve um longo debate sobre as dificuldades de acesso da população a esses medicamentos que podem evitar que pessoas expostas ao vírus sejam infectadas.

Durante os dois dias, foram distribuídos quase 200 laços vermelhos, em alusão à campanha contra o HIV/Aids, além de autotestes e preservativos internos e externos, doados pela Secretaria da Saúde do Ceará e pelo CTA Carlos Ribeiro. Os preservativos ficarão disponíveis na recepção do Bloco Didático da FAMED enquanto durar o estoque. É só chegar e pegar!

Após os agradecimentos feitos pela Profa. Dra. Lisandra Damasceno, a todos que contribuíram para a realização do evento, houve o encerramento dos trabalhos com o sorteio dos brindes.

Confira, a seguir, os nomes dos dez sorteados:

Flora Lima

Laurinete

Dênia Maria

Jardel da Costa

Leidiane Pereira

Ítalo Moreira

Nágela

Iandra Sofia

Mário Henrique

Adrielle Rodrigues

Os prêmios estão disponíveis e podem ser resgatados até o dia 14 de dezembro com a equipe da assessoria de comunicação do Nuteds. Informações: nuteds.comunica@nuteds.ufc.br.

Clique nos links para acessar os vídeos.

30/11/2023 – 1° dia – Tarde

Temática: Aids: da década de 80 aos dias atuais

Link: https://bit.ly/3RtF6ue

1°/12/2023 – 2° dia – Manhã

Temática: Estigmas e vulnerabilidades: por que eles ainda existem?

Link: https://bit.ly/3RsDEIm

1°/12/2023 – 2° dia – Tarde

Temática: Estratégias de prevenção (casos clínicos)

Link: https://bit.ly/3NDg8X5