(Foto: Viktor Braga/UFC)
A inauguração, realizada nesta segunda-feira, dia 14 de agosto, teve início no Auditório Paulo Marcelo, com as falas do coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. Luiz Roberto de Oliveira; do reitor e vice-reitor da UFC, professores Cândido Albuquerque e Glauco Lobo Filho; do diretor da Faculdade de Medicina, professor João Macedo; e do coordenador do Núcleo de Biomedicina, Prof. Aldo Ângelo Lima. Também fizeram parte da mesa de abertura a vice-diretora da Faculdade de Medicina, professora Danielle Gaspar, e as pró-reitoras de Graduação e de Extensão da UFC, professoras Ana Paula de Medeiros Ribeiro e Elizabeth Daher.
O professor Luiz Roberto falou um pouco da trajetória de como foi a conquista do estúdio de gravação do Núcleo e enfatizou que agora seguirá a parte mais difícil do processo. “A parte mais fácil é do software e do hardware; agora seguiremos com a parte mais difícil que é do peopleware. É preciso que as pessoas compreendam a importância do uso das tecnologias digitais na educação e na aplicação no seu dia a dia, enquanto profissionais, e queiram se apropriar destas tecnologias”, explica.
Na ocasião o, reitor, professor Cândido Albuquerque, rememorou as dificuldades vivenciadas por todos durante a pandemia da Covid-19, mas também os êxitos destes quatro anos de gestão, que tornaram a UFC como a melhor Universidade do Norte e Nordeste. Em relação à inteligência artificial, ele ressaltou que o mundo está dividido em dois blocos: o bloco dos países que fazem a tecnologia e o bloco dos países que compram essas tecnologias. “A inteligência artificial não vai substituir as pessoas, mas as pessoas que entendem da inteligência artificial vão ocupar o espaço de quem não conhece a tecnologia”, afirmou o reitor.
Em seguida, os presentes foram convidados a conhecer os espaços do Núcleo. No auditório multifuncional do Nuteds, o professor Dr. Luiz Roberto apresentou o primeiro podcast e videocast gravados no estúdio do Nuteds/Famed, com a professora Dra. Mônica Façanha, sobre o ENADE 2023. Ele falou da importância da comunidade acadêmica se apropriar dessa tecnologia, que é o uso de podcasts e videocasts, para a disseminação de informação e para o ensino e aprendizagem dos estudantes e dos profissionais ligados à área da saúde, trazendo um benefício para toda a sociedade. No local, ele entregou aos gestores blusas do Ciclo de Palestras Nuteds 2023, projeto que está sendo realizado com o enfoque na Saúde Digital.
O último momento foi realizado no terceiro andar do Bloco da Didática, com a visita ao estúdio de gravação e com o descerramento da placa do Estúdio de Gravação da Faculdade de Medicina Nuteds/Departamento de Cirurgia.
O professor Dr. Luiz Roberto homenageou a professora Mônica Mônica Façanha, coordenadora do Curso de Medicina da UFC, a direção da Faculdade de Medicina e a gestão da UFC, e a todos aqueles que ajudaram a Introdução à Saúde Digital se tornar uma disciplina obrigatória, deixando de ser apenas optativa, tendo em vista a importância do estudo. Essa luta perdurou por dez anos.
Ele contou também, em primeira mão, que o Núcleo conseguiu, mais uma vez, a parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde para a oferta do Curso de Especialização para o Programa Mais Médicos pelo Brasil.
Para assistir ao vídeo do momento do descerramento da placa, CLIQUE AQUI.