O encontro foi realizado com representantes das instituições no auditório multifuncional do Núcleo e de forma virtual, pela plataforma de videoconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP
Na tarde da última segunda-feira, dia 13 de maio, em reunião realizada no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, foram discutidos os principais pontos para a viabilização de um curso online que beneficiará pacientes e profissionais da rede pública de saúde do estado do Ceará. De acordo com o coordenador do Nuteds, essa será uma grande oportunidade de colaborar com a saúde bucal cearense. “Recebemos essa proposta de parceria com muita alegria, pois o nosso maior intuito é colaborar com a melhoria da saúde da população. Se o profissional da ponta precisa de capacitação para atender melhor os pacientes, nós estamos à disposição, com toda a nossa expertise em educação a distância e nossas ferramentas em saúde digital”, afirma.
O Prof. Dr. Alexandre Nogueira, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE/UFC), relatou alguns casos de atendimento que o fizeram perceber a necessidade de criar um projeto para ajudar os colegas dentistas no diagnóstico de pacientes com problemas odontológicos. “Com a crescente demanda, que estava sendo feita informalmente, resolvemos apresentar o Projeto de Teleodontologia ao Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), que é vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)”, explica. Segundo o professor, o objetivo é facilitar o acesso dos pacientes a uma informação especializada e inserida dentro de um projeto mais amplo. “Agora, resolvemos ampliar o projeto, buscando essa parceria com o Nuteds e a Célula de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para a oferta de um curso destinado aos cirurgiões-dentistas da atenção básica em saúde, vinculados aos serviços públicos do estado do Ceará”, complementa.
O curso, que trará aos profissionais uma atualização em câncer de boca e diagnóstico das lesões mais prevalentes da cavidade oral, para que os cirurgiões-dentistas possam realizar um diagnóstico precoce de lesões suspeitas de malignidade de forma mais precisa e rápida, será ofertado na modalidade a distância.
De acordo com Nalber Sigian, coordenador da Célula de Atenção à Saúde Bucal da Sesa, a expectativa dessa parceria com o Nuteds e o Projeto de Teleodontologia da UFC é que seja possível aprimorar significativamente a qualidade do serviço odontológico no Ceará, capacitando os profissionais por meio de tecnologias digitais avançadas. “Acreditamos que investir nessa capacitação demonstra um compromisso sólido dessas instituições com a promoção de uma assistência odontológica mais qualificada e eficaz, e que novos cursos e treinamentos poderão ser oferecidos, proporcionando uma formação atualizada para os dentistas do estado, de acordo com as necessidades dos profissionais da Rede SUS”, afirma.
Para a Prof. Dra. Andréa Aguiar, docente do Curso de Odontologia da FFOE/UFC, e que acompanha o Projeto de Teleodontologia, a parceria firmada entre as três instituições vai contribuir para uma melhor qualificação dos cirurgiões-dentistas. “Essa parceria é de suma importância tanto para quem atende no serviço público de saúde da capital quanto dos demais municípios do estado do Ceará e, consequentemente, haverá uma melhoria na oferta dos serviços prestados por esses profissionais”, diz.
Também participaram do encontro os alunos do Curso de Odontologia da UFC Larissa Alencar, Davi França e Bruna Morais. Esta participou do início do Projeto de Teleodontologia, em 2022, até o ano passado. Atualmente, ela é monitora da Disciplina de Cirurgia Maxilofacial e está auxiliando os estudantes no Projeto. De acordo com a estudante, a causa do Projeto de Teleodontologia é muito nobre. “Ele facilita o acesso à odontologia daqueles que, por ‘n’ fatores, apresentam dificuldades de acesso a um serviço de saúde bucal, além de ajudar profissionais que precisam de auxílio na busca de um diagnóstico nas áreas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBM) e Estomatologia. O Prof. Alexandre Nogueira, coordenador do Projeto, faz teleconsultas para pacientes e teleinterconsultas para os cirurgiões-dentistas”, comenta.
Serão realizadas outras reuniões ao longo deste semestre, a fim de alinhar o conteúdo programático do curso, carga horária e público-alvo. Em breve, essas informações serão divulgadas, assim como a forma e o prazo de inscrição.