A homenagem é a mais alta comenda do município concedida pela CMFor a profissionais da saúde em reconhecimento ao trabalho relevante à população
Composição da mesa de autoridades (Foto: André Lima/CMFor)
A Sessão Solene para a entrega da Medalha Dr. Periguary de Medeiros ao Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira foi realizada na noite da última sexta-feira, dia 25 de abril, no Plenário Fausto Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). A outorga foi proposta pelo vereador Paulo Martins, que presidiu a sessão, e pela Casa Legislativa, presidida pelo vereador Léo Couto, por reconhecer o trabalho do médico-cirurgião de cabeça e pescoço, professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e umas das pessoas que colaborou para a implantação da Telessaúde e Telemedicina no Brasil.
Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira discursa para os convidados (Foto: André Lima/CMFor)
De acordo com o homenageado, a Telemedicina foi um serviço fundamental no período da pandemia da covid-19. “Não é que antes não fosse, mas naquele momento, ficou evidente que não se podia mais impedir pacientes de acessar um serviço que beneficia não apenas a ele, mas também ao médico que o está atendendo, inclusive, com a possibilidade desse profissional consultar um colega especialista que esteja em outro estado, facilitando o diagnóstico da doença”, explica. “Para mim é uma felicidade poder contribuir nessa área”, complementa.
Vereador Paulo Martins fala do importante serviço prestado pelo homenageado (Foto: André Lima/CMFor)
O vereador Paulo Martins, durante a sua fala, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira à frente do Nuteds. “Filho de médicos, sei muito bem da importância que a formação tem na vida de quem escolheu cuidar das pessoas. É por isso que admiro ainda o trabalho do Prof. Luiz Roberto, porque ele entende que o saber não pode parar nele; ele [o saber] precisa ser compartilhado, multiplicado e levado para os lugares mais distantes”, afirmou. Ele relembrou a visita que fez aos espaços do Núcleo, em julho do ano passado, juntamente com Djacy Rodrigues, mais conhecido como Djacy das Comunidades, que também conhece a realidade da saúde municipal, já que trabalha no translado de pacientes ao Instituto Dr. José Frota (IJF). Na oportunidade, o vereador e seus assessores conheceram a estrutura do Centro Clínico de Telessaúde do Nuteds, que estará em funcionamento ainda este ano. O objetivo do Centro é viabilizar teleconsultas, teleinterconsultas e teleorientação e telediagnósticos em cinco áreas: Pediatria, Reumatologia, Cuidados Paliativos, Geriatria e Cardiologia. O serviço será ofertado para todo o Ceará. Atualmente, o Nuteds presta serviço de suporte técnico para os profissionais da saúde de 52 municípios cearenses, que enviam as solicitações de diagnósticos cardiológicos para o Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais.
O evento contou com a presença da família, de amigos, de colaboradores do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC), do qual o homenageado é coordenador desde a criação, em 2010, e de autoridades da Universidade. Conforme foto em destaque, da esquerda para a direita: Prof. Dr. Sulivan Mota, presidente do Instituto Primeira Infância (IPREDE), uma das maiores iniciativas de extensão da UFC; Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira; vereador Paulo Martins, requerente da outorga concedida ao médico; Prof. Rodrigo Rêgo, pró-reitor adjunto de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER/UFC), representando o Magnífico Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; e Prof. Dr. João Macedo, diretor da Faculdade de Medicina (FAMED/UFC).
Ao centro, o homenageado, ao lado do vereador Paulo Martins e da esposa Dra. Ana Paula Martins, além das duas filhas, Raquel Cavalcante de Oliveira (de verde) com as filhas e esposo, e Deborah Salomão Guarines com esposo e filhos (Foto: André Lima/CMFor)
Dentre outras ações promovidas pelo homenageado, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, podemos citar a atuação como coordenador do Nuteds/Famed/UFC e autoria de importantes projetos na Instituição, a exemplos do Plano Institucional de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde Digital (PIIPDSD) da UFC, aprovado pela Resolução Nº 23/CONSUNI, de 16 de setembro de 2021, e do projeto da proposta para criação da Área de Concentração III “Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) para Transformação Digital na Saúde”, com a linha de pesquisa “Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) Aplicadas à Inovação, Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Emancipatórias nas Áreas da Saúde”, implantada em 2024 no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas (PPGCMC), tendo sido o primeiro coordenador de ambos os projetos e criador do PPGCMC, o terceiro programa de mestrado e doutorado existente no Nordeste em ciências médico-cirúrgicas. O docente é também o proponente do projeto que inclui a disciplina de Saúde Digital no Curso de Medicina da Famed/UFC, que agora deixou de ser optativa para ser obrigatória.
Homenageado com amigos e profissionais do Nuteds/Famed/UFC (Foto: Nuteds/Famed/UFC)
Fonte: Ana Lúcia do Nascimento, assessora de Comunicação do Nuteds/Famed/UFC – fone: (85) 3366 8055