O próximo encontro será realizado no dia 28 de maio, às 16h, via YouTube, com o objetivo de aprofundar a discussão junto às instituições que fazem parte da Rede UNA-SUS. Os participantes inscritos terão direito à certificação
O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Nuteds/Famed/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, colabora na divulgação dos webinários promovidos pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, e pela Rede da Universidade Aberta do SUS, que é constituída por 35 instituições públicas de ensino superior. Como membro do seleto grupo da Rede UNA-SUS, o Núcleo também fará parte das discussões relacionadas aos webinários.
Para o coordenador do Nuteds, o Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, iniciativas como essa são muito louváveis e precisam ser divulgadas para a efetiva participação de todos os envolvidos e interessados no assunto. “O compartilhamento de conhecimento e novas ideias, envolvendo as ferramentas digitais e a inteligência artificial, sem dúvidas contribuirão para melhorar a qualidade dos serviços que prestamos tanto no atendimento médico quanto na educação a distância”, afirma.
O primeiro encontro virtual foi realizado na tarde da última quarta-feira, dia 14 de maio, e teve como palestrante o médico Álisson Oliveira dos Santos, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ele abordou o tema “Introdução à IA, Modelos de Linguagem de Larga Escala (LLM) e educação”. Além de médico de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ele é mestre em Telessaúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
O público-alvo dos encontros é formado pelos gestores e coordenadores das instituições participantes da Rede UNA-SUS, bem como os docentes, tutores e demais profissionais que atuam na produção dos cursos EaD ofertados pelas Universidades ligadas à Rede.
Segundo o coordenador de Avaliação e Monitoramento de Projetos e Programas, Alysson Feliciano Lemos, da Secretaria Executiva da UNA-SUS, o principal intuito é possibilitar o compartilhamento de experiências de professores, pesquisadores e cientistas da área da Saúde que estão desbravando o uso da inteligência artificial para o apoio das atividades de docência e de planejamento de cursos. “Queremos promover também o debate entre as instituições, porque a gente percebe que há um desnivelamento muito grande ainda do uso dessas soluções. A ideia é apresentar essas experiências, promover o debate, instigar e motivar a comunidade da Rede para a utilização das IAs como ferramenta de apoio para as atividades de planejamento, produção e oferta de cursos”, afirma. Ele complementa explicando que a utilização pode ser diversa, como a definição de objetivos de aprendizagens, apoio à definição de estratégias educacionais, dentre outras.
Nessa série estão previstos outros cinco encontros virtuais a serem realizados ao longo do ano de 2025, com a possibilidade desse número ser ampliado, conforme a participação e interesse do público-alvo.
O próximo webinário está marcado para a próxima quarta-feira, dia 28 de maio, às 16h, e pode ser assistido de forma síncrona pelo canal da Fiocruz no YouTube. O palestrante convidado é o Prof. Raphael Aguiar, que abordará sobre a experiência da disciplina de IA para a pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Inscrições e certificação
Os interessados poderão se inscrever quando a plataforma estiver disponível para inscrição, 30 minutos antes do início do evento, neste link: WEBINÁRIOS.
Para receber o certificado de participação é necessário atender aos critérios estabelecidos.