Integrantes do Nuteds apresentam resumos de trabalhos nos Encontros Universitários de 2023

A edição deste ano, realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, teve como tema “Incluir para educar, Educar para incluir”, e contou com o I Encontro do Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação da UFC

Os membros da Liga de Saúde Digital (DigiLiga) apresentaram, no primeiro dia do evento, resumos de trabalhos abordando dois projetos realizados pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, que também apresentou resumo no I Encontro do Programa de Graduação e Pós-Graduação (PROPAG) da UFC. Todas as apresentações foram realizadas no Campus do Pici.

O primeiro foi apresentado pelo estudante Gustavo Ferreira da Silva, na modalidade banner, às 10h, no Centro de Convivência. Ele apresentou o resumo sobre “A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DA JAESD PARA OS DISCENTES DOS CURSOS DA SAÚDE”. Também participaram da equipe os ligantes Samuel Carlos Aguiar, Lairton Lima Moreira e Thaís Kássia de Carvalho. A Jornada Acadêmica de Educação em Saúde Digital (JAESD) é realizada anualmente desde 2021. Este ano, com o tema “Inteligência Artificial e Humanidades Médicas”, o evento virtual foi realizado entre os dias 5 e 7 de outubro. Os vídeos dos três dias de evento já estão disponíveis no Canal NUTEDS – UFC, no YouTube.

No período da tarde, às 14h, também no Centro de Convivência, foi a vez do estudante José Weverton Alves de Lima apresentar o trabalho sob o título “CICLO DE PALESTRAS SOBRE SAÚDE DIGITAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA”, na modalidade pitch. De acordo com Weverton, a experiência de apresentar um trabalho nos EUs é enriquecedora e desafiadora, e vai além da mera exposição de conteúdo acadêmico. “Desde a preparação até o momento da apresentação, cada etapa é marcada por aprendizados valiosos. Esses eventos proporcionam uma oportunidade única de compartilhar conhecimento, trocar ideias e aprimorar habilidades de comunicação”, afirma. A escrita do resumo contou com a participação de outro ligante, o estudante Lairton Lima Moreira, e de duas médicas, a cardiologista Neyle Moara Brito Craveiro e a reumatologista Márcia Sheila de Araújo Fontenele, ambas da equipe pedagógica e de pesquisa do Nutes/Famed/UFC. O Ciclo de Palestras sobre Saúde Digital é transmitido ao vivo, pela plataforma Webconf, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, às terças e quintas, entre 12h e 14h, conforme disponibilidade dos palestrantes. Em seguida, as webconferências são disponibilizadas no Canal NUTEDS – UFC, no YouTube.

Ambos os resumos tiveram como orientador o Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do Nuteds/Famed/UFC, que também apresentou trabalho intitulado “INTERAÇÃO VIRTUAL SÍNCRONA DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO”, às 16h, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), local onde foi realizado o I Encontro do Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação da UFC (PROPAG). Para o coordenador do Nuteds, que no dia seguinte (9) também participou como avaliador no I Encontro do PROPAG, todas as equipes estão de parabéns. “Em cada pitch foi possível ver a dedicação e o desejo desses estudantes mestrandos e doutorandos em poder contribuir, por meio de suas pesquisas, com o aprendizado de outros estudantes, sejam da área acadêmica ou de escolas públicas, onde os trabalhos foram desenvolvidos”, conclui.

Além dos pitchs, o público teve a oportunidade de conferir apresentações culturais, como shows musicais, saraus, dança, teatro, mesas redondas, palestras e, como atividades permanentes, um Thinkathon, uma espécie de maratona de ideias para a sustentabilidade; uma mostra de startups e empresas juniores; e a exposição “Conhecendo o Instituto Confúcio”, um órgão vinculado ao Ministério da Educação chinês, criado em 2004 para promover a internacionalização da língua e cultura chinesas. Na UFC, o Instituto funciona em parceria com a Universidade de Nankai.