Menu fechado

Nuteds dá boas vindas aos médicos participantes do Curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade

A partir de hoje (29), mais de 15 mil profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil começam a jornada de estudos 

A Universidade Federal do Ceará, por meio do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, é uma das oito instituições de ensino superior parceiras da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) do Ministério da Saúde na oferta do Curso. 

A especialização consiste em seis eixos curriculares divididos em 32 módulos, além de um eixo transversal que inclui o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Com uma duração de dois anos, o programa requer uma carga horária mínima de 1.185 horas e envolve encontros síncronos e tutoria online. 

Para o coordenador do Núcleo, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, ser uma das oito instituições escolhidas pelo Ministério da Saúde para essa parceria com a UNA-SUS é reflexo do trabalho sério que é desenvolvido no Nuteds e, ao mesmo tempo, um reconhecimento desse esforço em equipe, de sempre entregar o melhor possível. “Sabemos da importância dessa especialização para os médicos que trabalham em lugares distantes, no atendimento da população mais carente. Estamos juntos para auxiliar não apenas os médicos cursistas, mas também os tutores, supervisores e coordenadores, para que o Curso seja um sucesso e muito proveitoso para todos”, afirma. 

Com a retomada do programa Mais Médicos, profissionais têm a chance de aprimorar suas qualificações, além de receberem incentivos e benefícios. Ao longo do programa, os cursistas terão acesso a temas essenciais para a prática clínica e para as atividades diárias das equipes de saúde da família. Isso contribui para melhorar a capacidade de resolução de problemas na Atenção Primária, que é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo seus princípios e focando nas necessidades da população em todo o país.

A expectativa do Ministério da Saúde é que nos próximos anos, cada uma das equipes de saúde da família seja composta por um médico especialista na área, com o objetivo de melhorar o atendimento às comunidades, especialmente nas áreas mais vulneráveis e de difícil acesso, onde é crucial a presença desses profissionais. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conta, atualmente, com mais de 50 mil equipes de saúde da família e mais de 10 mil médicos de família e comunidade. 

Confira abaixo o conteúdo programático da especialização:

SAIBA MAIS

Conheça as outras sete IES que também ofertam o Curso:

Fiocruz Mato Grosso do Sul – Fiocruz/MS;

Universidade Federal do Amazonas – UFAM;

Universidade Federal do Maranhão – UFMA;

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG;

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;

Universidade de Brasília – UNB; e

Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.