Nuteds dá suporte técnico aos seminários realizados pelo PPGCM

O último encontro do semestre será realizado no dia 20 de junho, às 11h, no Auditório Professor Paulo Marcelo, que fica no andar térreo do Bloco Didático da Famed/UFC

No intuito de aumentar o intercâmbio acadêmico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM/UFC) passou a ofertar palestras com renomados pesquisadores sobre temas relevantes da pesquisa biomédica. Os encontros fazem parte da disciplina “Tópicos Avançados em Ciências Médicas”, coordenada pelo Prof. Dr. Armênio Aguiar dos Santos, e conta com o apoio técnico do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, que confirma a importância do evento para a comunidade acadêmica. “Esse formato da disciplina proposto pelo Prof. Dr. Armênio Aguiar é muito interessante, pois além de contribuir com a educação dos estudantes da UFC, alunos de outras instituições de ensino superior, e o público em geral, também serão beneficiados, já que as aulas ficarão disponíveis no nosso canal no YouTube, acessível a toda a população”, afirma.

As palestras são realizadas mensalmente, sempre na terceira quinta-feira de cada mês. A última deste semestre está marcada para o próximo dia 20, com o Prof. Dr. Renan Montenegro Jr., que vai falar sobre “O papel da gordura ectópica e da distribuição de adiposidade corporal nos distúrbios metabólicos”.

De acordo com o Prof. Dr. Armênio Aguiar, a ideia ao desenvolver essa atividade, seminários em Ciências Médicas, é fazer com que os professores, orientadores do Programa, possam compartilhar com toda a comunidade acadêmica da UFC, Campus Porangabuçu, as suas linhas de pesquisa. “Nós já tivemos três palestras, com temas bastante amplos e que são de potencial interesse para uma eventual troca de ideias acerca desse assunto, e quiçá, em um intercâmbio acadêmico. Quem sabe, estimular o interesse de jovens talentos para trabalhar na Pós-Graduação. Então, essa é a motivação principal desta atividade”, explica.

Após serem realizadas, as palestras são disponibilizadas no canal NUTEDS – UFC, no YouTube, e deverão ser acessadas pelos estudantes, que irão escolher, dentre as palestras, aquela que esteja mais relacionada com o seu projeto de pesquisa. Em seguida, deverão fazer um resumo de uma das aulas, com comentários sobre o tema.

No próximo semestre, outros quatro encontros estão previstos para serem realizados no mesmo formato e periodicidade.

Para conferir os vídeos, clique nos links abaixo:

21/03/2024 – Pesquisa translacional aplicada à Medicina, com o Prof. Aldo Lima.

18/04/2024 – Criptosporidiose como modelo ambiental do eixo intestino-cérebro, com o Prof. Dr. Reinaldo Oriá.

16/05/2024 – Papel do diafragma na doença do refluxo gastroesofágico, com o Prof. Dr. Miguel Ângelo.