NUTEDS/FAMED/UFC lança série de podcasts sobre o ENADE 2023

A série pretende trazer informações, dicas e orientações aos estudantes que irão participar do Exame. A prova está marcada para o dia 26 de novembro.

A série de podcasts ENADE 2023 é uma ação promovida pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC), sob a supervisão das idealizadoras do projeto, as professoras Dras. Mônica Façanha, coordenadora do Curso de Medicina da UFC, e Sandra Falcão, vice-coordenadora do Curso de Medicina e coordenadora geral do Internato Médico, com a participação de professores da Universidade.

O primeiro podcast faz uma explanação geral sobre o que é o ENADE, qual a importância de participar do exame e quais as sanções que o estudante pode sofrer, caso não realize a prova. Durante o episódio, a professora Dra. Mônica Façanha orienta que os estudantes leiam as regras com atenção, para que tudo ocorra bem no dia da prova, pois uma delas é o uso obrigatório da máscara. Ela informa que todos os estudantes habilitados já foram inscritos, ou seja, os ingressantes de 2023 e os concluintes até julho de 2024. “Anunciamos também que será aplicado um teste simulado aos estudantes do Internato, e esperamos que todos os nossos estudantes tenham muito êxito nessa avaliação, elevando ainda mais a boa avaliação de nosso Curso de Medicina”, afirma.

Aém de realizar a prova, o concluinte inscrito precisa responder também ao Questionário do Estudante, que tem como objetivo levantar informações que permitem caracterizar o perfil dos alunos e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos seus resultados no exame, além de subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação. O questionário está disponível no endereço enade.inep.gov.br, devendo ser respondido até o dia 25 de novembro. Para acessar o Sistema Enade, é necessário entrar com a senha da conta gov.br. Caso o estudante ainda não tenha, basta criar no link sso.acesso.gov.br. Tanto o questionário quanto a prova são obrigatórios para a colação de grau.

Para o professor Dr. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do NUTEDS/FAMED/UFC, a série de podcasts sobre o Enade tem por objetivo esclarecer as possíveis dúvidas dos estudantes e ajudá-los a ter uma melhor preparação para este momento. “O Nuteds está sempre de portas abertas, com o estúdio disponível para os projetos que tragam benefícios à comunidade acadêmica. Todos estamos fazendo o possível para colaborar com o sucesso dos nossos estudantes da UFC”. Ele afirma que os estudantes de outras instituições também podem ser beneficiados com as informações, uma vez que os episódios ficarão acessíveis a todas as pessoas, por meio do site do Núcleo e da Faculdade de Medicina da Universidade.

O segundo episódio, apresentado pela professora Dra. Sandra Falcão, traz informações relacionadas à forma como a prova é organizada, o que os estudantes precisam estudar, quantas questões contém o exame, dentre outros conhecimentos importantes para que os estudantes possam realizar a prova com tranquilidade e segurança. De acordo com a professora, os estudantes precisam ficar atentos às questões que compõem o peso da nota, totalizando 40, sendo 10 de formação geral, comum a todos os cursos de todas as áreas, e 30 questões do componente específico de cada área de avaliação. “As questões de formação geral do Enade são projetadas para avaliar as habilidades e competências amplas que são importantes para a formação do estudante, independentemente do Curso, como raciocínio lógico, conhecimentos gerais, que envolve, economia, cultura, política, ética dentre outros assuntos, além do domínio da língua portuguesa”. A professora reforça que “o Enade é uma oportunidade para que o estudante possa mostrar o que aprendeu ao longo do Curso”.

Em breve, os próximos episódios serão lançados, sempre às quartas-feiras, com base nas questões específicas do Enade, referente aos anos anteriores. As questões serão organizadas e comentadas pelos professores da UFC, de acordo com os temas. As professoras também informam que será lançado um cronograma de atividades para ajudar os estudantes a se preparem melhor para o Exame. O cronograma será disponibilizado na página do Internato, na plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, no site da Famed/UFC e nas redes sociais do Curso.

Os podcasts serão divulgados no site e redes sociais do Nuteds e da Famed, veiculados na web rádio do Núcleo e disponibilizados no Spotify. Basta acessar o canal do Nuteds na plataforma de streaming.

Serviço:

Podcast do Nuteds

Acesse os episódios da Série ENADE 2023, disponíveis também no Spotify.

No episódio #01, Informações gerais sobre o ENADE, o professor Dr. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do Nuteds/Famed/UFC, entrevista a professora Dra. Mônica Façanha, coordenadora do Curso de Medicina da UFC. Clique aqui para acessar o podcast.

No episódio #02, Entendendo o ENADE, a jornalista Ana Lúcia do Nascimento, assessora de comunicação do Nuteds/Famed/UFC, entrevista a professora Dra. Sandra Falcão, vice-coordenadora do Curso de Medicina da UFC e coordenadora do Internato Médico. Clique aqui para acessar o podcast.