Menu fechado

NUTEDS realiza oficina de capacitação para novos avaliadores da RESDITE

A revista é um projeto desenvolvido pelo Núcleo desde 2016, e já está na sua 19ª publicação, entre edições especiais e regulares.

A oficina “Práticas de avaliação por pares de trabalhos da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais – RESDITE” ocorreu na tarde dessa terça-feira, 22, no auditório do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC – NUTEDS/FAMED/UFC, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Mulher e da Criança, da Universidade Federal do Ceará (PPGSMC/UFC). O objetivo do treinamento é orientar os novos avaliadores, que são os estudantes da turma do Mestrado.

De acordo com o professor Dr. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do Núcleo e facilitador da oficina, a RESDITE (ISSN: 2525-9563) é um veículo de comunicação de suma importância para a comunidade acadêmica, no que diz respeito à publicação científica na área da saúde. “Ela traz desde sua origem uma possibilidade de publicação de pesquisas na interface das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) e suas aplicações em educação na saúde e também no âmbito da Saúde Digital”.

A bacharela em Biblioteconomia e assistente editorial da revista, Andréina Pessoa, apresentou o site do periódico e explicou a finalidade, escopo, áreas temáticas e as normas da revista, além de orientar os participantes como efetuar o cadastro na plataforma Open Journal System (OJS). Conforme a assistente, o OJS é um sistema de gerenciamento de periódicos científicos gratuito. “A principal vantagem de utilizar esse sistema, é que nós trabalhamos com a revisão dupla cega, e o próprio sistema consegue fazer com que nem os autores e nem os avaliadores conheçam a identidade um do outro”, esclarece.

O coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e da Criança (MPSMC/UFC), professor Dr. João Joaquim Freitas Amaral, explica que a parceria entre o PPGSMC/UFC e Núcleo surgiu a partir da ampliação da aula sobre tecnologias educativas, quando buscavam uma nova forma de ensino, até chegar ao tema Saúde Digital, amplamente trabalhado pelo Nuteds Segundo o coordenador, a parceria trará grandes benefícios para os mestrandos, devido à inserção dos mesmos na área da Saúde Digital, algo fundamental nos dias de hoje. “Como membros do corpo editorial, os estudantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em Métodos de Investigação Materno Infantil e Diretrizes para a Leitura Científica, contribuindo para a formação deles”, afirma.

Os novos integrantes da equipe editorial da RESDITE terão a oportunidade de analisar, pela primeira vez em suas vidas, artigos destinados a uma revista científica. O especialista em estomaterapia Igor Evangelista Melo Lins, formado em Enfermagem pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, em 2021, e mestrando pela UFC, conta que já havia procurado o coordenador do Nuteds anteriormente, demonstrando desejo de participar do grupo. “Quero seguir carreira acadêmica, e participar do projeto vai ser muito importante, tanto para o currículo quanto para experiência pessoal mesmo”, conclui animado.

O treinamento completo é na modalidade semipresencial, com carga horária total de 8h, sendo 25% presencial e 75% em ambiência virtual, de forma síncrona (por meio de videoconferências) e assíncrona, na plataforma Moodle. Os inscritos terão direito a uma certificação para fins curriculares nos Estágios de Docência 1, 2 e 3, caso participem dos dois momentos.