O encontro virtual faz parte da carga horária do Curso, que teve início em julho deste ano, e será transmitido pelo canal NUTEDS – UFC, no YouTube, neste link: https://bit.ly/3Z3lXmF
Nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, a partir das 14h, o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Nuteds/Famed/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, realiza um grande encontro com os participantes do Curso e demais profissionais da saúde, como tutores, supervisores, coordenadores e demais interessados em assuntos ligados à vigilância laboratorial e epidemiológica da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios.
Com o tema “Conversa sobre o passado, presente e futuro da vigilância da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios”, os internautas terão a oportunidade de aprender ainda mais neste encontro, que contará com a participação da pesquisadora da Fiocruz/RJ, Dra. Marilda Siqueira, coordenadora do Laboratório de Vírus Respiratórios, laboratório de referência nacional no assunto. A mediação fica a cargo da Dra. Walquíria Aparecida Ferreira de Almeida, assessora técnica da Coordenação Geral de Vigilância da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios (CGCOVID) do Departamento de Doenças Transmissíveis (DEDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde (MS).
O Curso foi ofertado pelo Nuteds e a Universidade Aberta do SUS (Unasus), em parceria com o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções de Saúde Pública (TEPHINET) e o Departamento Global da Divisão de Coronavírus e Outros Vírus Respiratórios (CORVD/GRVB) dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC/EUA).
Dividido em três módulos (Introdução aos Vírus Respiratórios de Importância de Saúde Pública; Operacionalização da Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal; e Atuação da Vigilância nas Unidades Sentinela de Síndromes Gripais), o Curso teve como objetivo atualizar os profissionais da saúde e fortalecer a vigilância das síndromes gripais no País, com ênfase na vigilância sentinela.
Em breve, outras turmas serão abertas, para que outros profissionais da saúde também tenham a oportunidade de participar da capacitação e ampliar os seus conhecimentos.